StartUCS: inscrições abertas para programa de desenvolvimento de negócios inovadores

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/06/2022 | Editado em 27/06/2022

Participação é voltada a alunos, professores, funcionários e egressos da UCS, e aberta a empreendedores da comunidade de abrangência da Universidade. Em sua trajetória, o Programa já apoiou mais de vinte empresas para consolidação e estabelecimento no mercado.

Estão abertas, até 22 de julho, as inscrições para o Programa StartUCS, da Universidade de Caxias do Sul, voltado ao desenvolvimento de negócios inovadores. Para participar, é preciso ser aluno de graduação ou pós-graduação Lato ou Stricto Sensu, professor, funcionário ou egresso da UCS. Ainda, a oportunidade gratuita é válida para empreendedores da comunidade de abrangência da Universidade.

Nesta edição, serão selecionadas até 15 iniciativas que aportem inovação tecnológica, de produto ou processos. Dentre os critérios, a ideia inovadora de produto, serviço ou modelo de negócio precisa estar em fase de criação ou ideação, ou seja, ainda não consolidada.

As propostas serão classificadas conforme os critérios de avaliação da equipe (formada por duas a seis pessoas); grau de inovatividade; e aderência às áreas prioritárias desta edição: nanomateriais, biotecnologia, indústria 4.0, melhorias nas cidades (smart cities) e indústria de games. Para além desses temas, ideias voltadas a outras áreas também poderão participar.

A programação prevê a realização de encontros presenciais e/ou on-line com mentores voluntários do mercado para oportunizar aos participantes o aprimoramento dos projetos. As atividades do Programa StartUCS, na sede do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, ocorrem de 1º de agosto a 16 de dezembro de 2022.

“O StartUCS ajuda empreendedores com uma ideia potencial a criar e validar um modelo de negócios. Ao longo de 12 semanas, os participantes são desafiados a executarem tarefas relacionadas ao protótipo de produto, à estratégia de monetização e à análise financeira, que permitem avaliar a sustentabilidade da sua empresa. Ao final, a apresentação dos pitches permite prepará-los para captação de recursos e rodadas de investimentos. Ao longo de sete anos de funcionamento, o Programa já ajudou mais de vinte empresas a surgirem e se estabelecerem no mercado”, contextualiza o professor coordenador do StartUCS, Fábio Verruck.

Os projetos que formarem suas empresas deverão dar início ao processo de incubação na ITEC/UCS – Incubadora Tecnológica da Universidade.

Acesse o edital para a candidatura.

StartUCS
Vinculado ao Ecossistema Empreendedor da UCS, o StartUCS é um programa de incentivo à criação de novos negócios, focados em tecnologia e inovação, com ações de pré-aceleração embasadas em orientação de mentores e na interação direta com o mercado.

O processo se desenvolve nas etapas de consolidação dos modelos de negócio; execução da prototipagem e validação técnica e comercial da proposta; e constituição da empresa, com possibilidades de incubação e investimento externo.

Foto: Claudia Velho