UCS em Movimento: 1ª semana de aulas online registra engajamento da comunidade universitária.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/03/2020 | Editado em 23/04/2020

Atividades terão continuidade no mesmo modelo na próxima semana. Alternativa mantém conexão e proximidade entre alunos e professores de forma virtual, considerando determinações de órgãos públicos em contenção ao avanço do novo coronavírus.

A Universidade de Caxias do Sul segue em movimento e completa com retornos positivos e engajamento da comunidade acadêmica a primeira semana de aulas na modalidade online, desenvolvidas com atividades síncronas tendo a tecnologia como aliada. Implantado desde a última segunda-feira, 23 de março, o modelo propõe que professores e alunos sigam reunidos no horário das aulas, só que virtualmente, a partir de plataformas digitais e da expertise da Instituição no âmbito das tecnologias educacionais. Considerando o cenário atual, de pandemia, a medida concorda com as determinações governamentais e de órgãos de saúde locais e mundiais que avaliam o isolamento social como determinante para conter a disseminação do novo coronavírus.

Na próxima semana, as aulas seguem no mesmo modelo, online – assim como o regime de trabalho se mantém em home office. Além do contato permanente com os coordenadores e professores, os estudantes de todas as unidades universitárias podem se comunicar com a UCS pela Central de Atendimento, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, pelo WhatsApp 54.9. 9931.3441 e pelo e-mail atendimento@ucs.br. Ainda, páginas institucionais reúnem informações e protocolos para o período e orientações sobre o coronavírus, prevenção e comunicados.

Aos acadêmicos, os estudos também são oportunizados a partir da Biblioteca Virtual da UCS, que permite o acesso a milhares de e-books sem sair de casa.

Qualificação, produtividade e continuidade
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, agradece e parabeniza professores, estudantes e funcionários pelo excelente desempenho de suas funções e pelo aprendizado até o momento. O reitor ressalta que, na próxima semana, a comunidade acadêmica segue interagindo de forma virtual. “Vamos aproveitar o nosso tempo para nos qualificarmos ainda mais, com a confiança de que todos sairemos mais fortalecidos para o enfrentamento dos desafios que o mundo atual nos oferece, na esperança de que em breve vamos nos encontrar de forma presencial. Estamos separados por um momento, mas estamos juntos na defesa da vida. Obrigado pelo empenho e colaboração de todos”. Assista ao pronunciamento do reitor.

Salas de aula sem paredes
A pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, considera que o grande desafio apresentado pelo contexto atual tem sido enfrentado com um balanço muito positivo, de aprendizagens que fortalecem professores, alunos e Universidade como um todo. “Ao longo da semana, tivemos a mobilização de aproximadamente mil professores, uma comunidade acadêmica de quase 20 mil alunos, e colocamos em movimento cerca de 2.700 turmas em aulas virtuais síncronas. E o elemento que torna esse movimento possível são as pessoas – o maior patrimônio da UCS – imbuídas em promover o encontro”.

A docente destaca as condições de infraestrutura e pedagógicas para esse processo, que contam com o engajamento de professores, da equipe técnica da Universidade, do Centro de Tecnologias Educacionais (Cinted), com ferramentas específicas e a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além da rede de comunicação estabelecida entre reitoria, diretores, coordenadores de curso, estudantes, Diretório Central de Estudantes, e todos os docentes e colegas, que se dedicam a apoiar os demais, “possibilitando promover o encontro em salas de aula sem paredes”.

“O movimento atual vincula-se ao exercício da cidadania e da empatia, no sentido de cuidar de si, do outro e da saúde coletiva”, reforça a pró-reitora.

Como funcionam as aulas online? 

As aulas são feitas através da plataforma Google Meet – um aplicativo do Google disponível para celular e computador que permite conversar com pessoas por meio de chamada de vídeo com áudio e imagem – e ocorrem no mesmo horário da aula presencial. Os professores enviam, por e-mail, aos estudantes um link específico para a videochamada e podem fazer contato pelo chat da plataforma ou por áudio.

Com intuito de beneficiar os estudantes da UCS, a abordagem foi a melhor solução até o momento, e os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Jornalismo, Medicina Veterinária e Psicologia contaram como foram as suas experiências com o novo modelo de aula.

Acolhimento
A pró-reitora Acadêmica lembra ainda que, a fim de manter a comunidade universitária conectada e acolhida, também são realizadas iniciativas como as Rodas de Conversa, mobilizadas pelo DCE e desenvolvidas pela Área do Conhecimento das Humanidades, além de mantidos os projetos de apoio aos alunos, como o Programa de Integração e Mediação do Acadêmico, o Núcleo de Apoio ao Estudante, o Programa UCS Carreiras e os núcleos de suporte ao ensino específicos de cada área do conhecimento.

Tecnologia é aliada dos estudantes da UCS em meio à pandemia
A tecnologia levou os alunos da UCS de volta à sala de aula (mas não fisicamente) em um momento delicado no qual o contato físico deve ser restringido. Veja como tem sido a experiência para alguns acadêmicos:

Os professores estão super empolgados.

Natália Bado, da Medicina Veterinária

“Estou me surpreendendo positivamente com o novo modelo de aulas, a minha expectativa era baixa, pois tenho bastante disciplinas práticas em que o contato com os animais é importante para o desenvolvimento da profissão. Outro medo, também, era o fato de que em algumas disciplinas somos uma turma bem grande e achei que talvez iria travar a página da plataforma, mas em nenhum momento isso ocorreu e obtivemos 100% de aproveitamento”, relata a aluna do curso de Medicina Veterinária, Natália Bado, 21.

“Os professores também estão super empolgados para repassar o conteúdo de forma dinâmica neste período e levam em consideração todos os fatores para conduzir as atividades”, descreve Natália. 

A estudante conta também que os colegas interagem mais nas aulas online, com manutenção de uma rotina das aulas mesmo não indo à Universidade de Caxias do Sul.

 

Vitor Soccol cursa Jornalismo.

Aulas dinâmicas e produtivas

“As aulas online foram bem produtivas e se aproximaram bastante das aulas presenciais”, relata Vitor Soccol, 22, estudante de Jornalismo. Ele conta que a interação entre aluno e professor ocorre de maneira genuína nas plataformas online, o conteúdo é repassado de forma clara e essa nova realidade se tornou oportuna para tirar dúvidas e conversar com os colegas pela plataforma.

Estamos nos adaptando.

Gregori Gabin, da Engenharia Mecânica.

Aluno do curso de Engenharia Mecânica, Gregori Garbin, 26, conta que os professores da UCS estão dando o seu máximo para repassar o conteúdo e não atrasar o cronograma de aulas. “É uma oportunidade importante nesse momento em que não podemos estar juntos presencialmente, mas ainda estamos nos adaptando com tudo isso”, relata o estudante que adaptou um canto de sua casa para ser a nova sala de aula.

Garbin conta que as aulas fluem positivamente e torce para que tudo melhore nas próximas semanas.

 

É uma ótima forma de contornar a situação.

Bibiana Vebber, do curso de Psicologia.

Estudante de Psicologia, Bibiana Vebber, 30, cursa sua segunda graduação e contou que também se surpreendeu com a dinâmica dos encontros, pois nas aulas presenciais a interatividade entre aluno e professor é essencial para o desenvolvimento da disciplina e isso não foi esquecido nesse período online. Ela ressalta como positiva  a descoberta sobre a plataforma e destaca a interação mútua entre alunos e professores em que todos saem beneficiados.

“Eu não acho que substitua uma aula presencial, mas neste momento foi uma ótima forma de contornar a situação, continuamos tendo aula com os mesmos conteúdos e nós, alunos, não saímos perdendo. Foi uma ótima ideia para dar continuidade ao semestre da melhor maneira possível.”