Terceira Feira Brasileira do Grafeno pauta encontro com ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/03/2024 | Editado em 19/03/2024

Em Brasília, reitor da UCS fez o convite para o evento e formalizou pedido de apoio ao MCTI para sua realização. Também esteve na pauta o andamento dos projetos dos laboratórios de células-tronco e de zoonoses aprovados no Plano Plurianual da União, que somam cerca de R$ 11 milhões

Projetos inovadores e tecnológicos da Universidade de Caxias do Sul pautaram agenda do reitor, Gelson Leonardo Rech, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em Brasília. O encontro, na última quinta-feira, 14 de março, formalizou o convite para participação na terceira edição da Feira Brasileira do Grafeno, programada para ocorrer entre 27 e 29 de novembro deste ano, e a solicitação de apoio do MCTI para a sua realização. A abertura da segunda edição do evento, em novembro passado, teve a presença da titular da pasta, que relatou satisfação em conhecer a Universidade e participar da Feira, como conta o reitor. “A ministra afirmou o interesse do Governo Federal em apoiar iniciativas de inovação na área de nanomateriais”, acrescenta.

Também estiveram na pauta os dois projetos da UCS contemplados no Plano Plurianual da União para 2024 – a instalação dos laboratórios de células-tronco e de zoonoses, que somam cerca de R$ 11 milhões -, projetando-se os próximos passos para viabilizar sua efetivação. A ministra ressaltou, ainda, o conjunto de editais que oportunizam iniciativas em Ciência e Tecnologia, momento em que participaram técnicos da pasta para aperfeiçoamento de informações sobre as possibilidades. Integraram a agenda no MCTI, articulada e acompanhada pela deputada federal Denise Pessoa, o chefe de Gabinete do Ministério, Rubens Diniz Tavares, e o diretor do Departamento de Fundos e Investimentos, Raphael Padula, além de Marcio Pilger como assessor da Reitoria.

A Feira do Grafeno e seu potencial como evento de negócios também foram apresentados em reunião com o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi.

Fotos: Marcelo Tavares