Tese de doutorado desenvolvida na UCS conquista 1º lugar no XXII Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/11/2023 | Editado em 01/11/2023

Evento realizado no final de setembro premiou recorte de estudo desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

A Universidade de Caxias do Sul foi destaque no XXII Congresso Gaúcho de Ginecologia e Obstetrícia, realizado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (SOGIRGS) de 28 a 30 de setembro. O título de Melhor Trabalho de Apresentação Oral na área de Ginecologia foi concedido ao estudo “Comparação do Pelviômetro com a Escala de Oxford para Avaliação da Contratalidade da Musculatura Pélvica durante a Aplicação de Radiofrequência não Ablativa Transvaginal”. A pesquisa é assinada pelos professores da UCS Haley Calcagnotto e José Mauro Madi; pelas residentes do Hospital Geral Thais Gasperin e Letícia Polesello Ribeiro; e pelas acadêmicas de Medicina da UCS Laura Leite e Anna Paula Marques.

Segundo o professor Calcagnotto, o trabalho avaliou a força de contração muscular do assoalho pélvico associado a um tratamento inovador com radiofrequência não ablativa – procedimento que por meio de uma onda de luz atinge as camadas mais superficiais da pele -, comparando as duas formas de realizar esta avaliação. “Ambas foram compatíveis e ambos os grupos apresentaram melhora dos sintomas de perda urinária, mas principalmente na sensação de ardência e desconforto vulvar”, conta. O trabalho premiado surgiu a partir de um recorte da tese de doutorado de Calcagnotto no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UCS defendida em agosto de 2023, com o título “Radiofrequência Transvaginal não Ablativa no Tratamento da Incontinência Urinária e Síndrome Geniturinária da Menopausa: Estudo Clínico, Cego, Controlado e Randomizado”.

A 22ª edição do Congresso foi totalmente presencial e, com base em evidências científicas, teve como objetivo principal alinhar o conhecimento à prática. O evento contou com apresentação de trabalhos científicos, entrega de prêmios e shows, reunindo especialistas na área para abordar temas como pré-natal, prematuridade, infecções em obstetrícia, reposição hormonal feminina, tratamento da miomatose, entre outros.