UCS aparece entre as 10 melhores instituições de ensino ranqueadas pelo Guia da Faculdade, do jornal O Estado de S. Paulo

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/11/2022 | Editado em 25/01/2023

Relação contempla as instituições privadas e comunitárias. Ao todo, a UCS contabiliza 120 de cursos de graduação estrelados

O Guia da Faculdade, produzido pelo jornal O Estado de S. Paulo, apontou a UCS entre as 10 Instituições de Ensino Superior melhor ranqueadas no Brasil, considerando a natureza privada e comunitária da Universidade. A publicação foi divulgada e circulou na última sexta-feira, dia 4 de novembro. 

O ranking contempla as Instituições de Ensino Superior que obtiveram o maior número de cursos com cinco estrelas. No contexto nacional, também entre privadas e comunitárias, a UCS encontra-se na sétima posição, empatada com outras duas universidades. Considerando o contexto gaúcho, a UCS é uma das três IES que aparecem na relação estampada pelo Guia em seu site. 

Ao todo, a Universidade de Caxias do Sul conta com 120 cursos de graduação estrelados, ou seja, que obtiveram a recomendação do Guia com, ao menos, um conceito bom. Seis cursos obtiveram cinco estrelas, 91 alcançaram quatro estrelas e 23 receberam três estrelas.

Entenda a Avaliação

O Guia da Faculdade, do Estadão, considera para a atribuição de nota três aspectos:

  • Projeto pedagógico: características da proposta de ensino do curso
  • Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso
  • Infraestrutura: condições de materiais e equipamentos oferecidos

A partir deles, mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. O Guia é produzido por meio da colaboração entre o jornal Estado de S. Paulo e a Quero Educação, desde 2018.