Universidade homenageia o professor Nuccio Ordine com o título de Doutor Honoris Causa.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/08/2017 | Editado em 28/08/2017
Em 2016, Nuccio Ordine, esteve na UCS para lançar o livro “A utilidade do inútil”.

Reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores da obra de Giordano Bruno, Ordine também participa de conferência, no UCS Teatro, com o título “O que ganhamos com a cultura?

O professor de Literatura Italiana da Universidade de Calábria, em Cosenza (Itália), Nuccio Ordine, retorna à Universidade de Caxias do Sul, no dia 5 de setembro, quando, em sessão solene do Conselho Universitário, receberá o título Doutor Honoris Causa. A solenidade será realizada às 17h30min, no Salão de Atos da Reitoria.

Dentro da hierarquia de títulos honoríficos, o Doutor Honoris Causa é o mais nobre e o de mais alto grau que uma universidade pode conceder e distingue personalidades que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da política, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

No ano passado, Ordine esteve na UCS para lançar a sua mais recente obra “A utilidade do inútil”, com tradução do professor Luiz Carlos Bombassaro, membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).

Após a sessão solene de concessão do título de Doutor Honoris Causa, às 20 horas, no UCS Teatro, Nuccio Ordine faz a conferência “O que ganhamos com a cultura?”, com acesso gratuito, mediante inscrição prévia. [ Saiba mais ]

Quem é Nuccio Ordine
Nuccio Ordine é professor de Literatura italiana na Universidade da Calábria, pesquisador do Centro Italiano para Estudos da Renascença Italiana da Universidade de Harvard, da Fundação Alexander von Humboldt e professor convidado em diversos institutos e universidades nos Estados Unidos (dentre elas Yale e New York University) e na Europa (Escola Normal Superior, Sorbonne Paris IV, Sorbonne-Novelle Paris III, Centro de Pesquisa de Tours, Instituto Universitário da França, Paris VII, Instituto Warburg de Londres, Instituto Max Planck para a História da Ciência de Berlim).

Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores da obra de Giordano Bruno, escreveu sobre esse grande filósofo italiano do Renascimento, três livros: “A cabala do asno”; “O umbral da sombra” e “Contra o evangelho armado”. Escreveu também “Teoria do riso e teoria da novela no século XVI”, “Três coroas para um rei (sobre Henrique III)”, “Clássicos para a vida” e “A utilidade do inútil” (este com sucesso de público e crítica, já traduzido em 20 idiomas).

Na França dirige, com Yves Hersant, três coleções de clássicos na Editora Les Belles Lettres e, na Itália, dirige a coleção bilíngue da Clássicos da Literatura da Editora Bompiani. Acaba de fundar com um grupo dos mais eminentes intelectuais italianos, dentre eles Umberto Eco, a editora A nave de Teseu. Também colabora com revistas científicas e jornais, dentre eles o Corriere della Sera.

No Brasil, Nuccio Ordine dirige com Luiz Carlos Bombassaro a edição das Obras Italianas de Giordano Bruno, publicadas pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).

Títulos honoríficos de Nuccio Ordine
– Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra (França), 2012.
– Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), 2011.
– Membro de honra do Instituto de Filosofia da Academia Russa de Ciências (Rússia), 2010.
– Comendador da Ordem do Mérito da República Italiana (Itália), 2010.
– Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas (França), 2009.

Foto: Claudia Velho