UCS consolida posição no QS Latin America University Rankings 2023, com destaque para indicador de publicação científica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/09/2022 | Editado em 10/10/2022

Classificação divulgada na quinta-feira, dia 22 de setembro, é o maior ranking de Instituições de Ensino Superior para a América Latina 

A Universidade de Caxias do Sul voltou a figurar no QS Latin America University Rankings 2023, divulgado na quinta-feira, dia 22 de setembro. A Instituição de Ensino é a única da região da Serra Gaúcha citada no mapeamento e encontra-se na posição geral 251-300 (a partir do 150º colocado, o ranking identifica o posicionamento em grupos de 50 universidades). 

De acordo com a Quacquarelli Symonds, responsável pelo ranking, a classificação é a maior já produzida para mapear as Instituições de Ensino Superior da América Latina. Ao todo, são 428 universidades relacionadas, sendo 98 brasileiras. A UCS é umas das 29 Instituições de Ensino Superior que aparecem no ranking entre privadas e comunitárias. 

Ainda considerando este segmento, a Universidade de Caxias do Sul está na 3º posição entre as instituições gaúchas e entre as dez melhores colocadas no recorte nacional. 

Destaque Científico

Para a categorização do ranking para a América Latina, a QS utiliza cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto on-line e internacionalização. Considera, para esses critérios, diferentes métricas, entre elas as “citações por artigos” e “artigos por professor” que apontam para a dimensão da publicação científica da Instituição.

Nesse sentido, a UCS volta a se destacar! Considerando a pontuação “citações por artigo”, a Universidade é a 43º melhor colocada da América Latina, entre as 428 instituições de ensino; alcança ainda a 13ª posição no Brasil e a 3ª no Rio Grande do Sul. Levando em conta a métrica “artigos por professor”, chega à posição 111º na América Latina. 

Reforço à busca constante pela Excelência

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, comemorou a consolidação do posicionamento da UCS, e destacou que a busca pela qualificação institucional é um esforço permanente de professores e funcionários, com reflexo direto na vida acadêmica e na formação dos estudantes. 

“Recebemos os números com alegria por entendermos que estamos em um ranking que classifica as melhores Universidades da América Latina com indicadores que nos dão um importante destaque científico. Nossos esforços continuam, com foco claro na excelência acadêmica e em uma perspectiva constante de melhoria”, pontua. O reitor reforça ainda que a consolidação dos indicadores reforçam o planejamento estratégico da UCS de se tornar a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. 

Foto: Bruno Zulian