UCS conta com primeiro grupo de pesquisa em Moda Sustentável e ESG do Brasil

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/12/2023 | Editado em 06/12/2023

Iniciativa já mobiliza estudo sobre sustentabilidade no cenário gaúcho da moda. Iniciadas neste ano, atividades com foco em pesquisa, educação e mercado envolvem professores de Moda, Engenharia Ambiental, ESG, Economia Circular e Gestão

O grupo de pesquisa “Desenvolvimento Sustentável na Moda”, inaugurado neste ano pela Universidade de Caxias do Sul, tem enfoque inédito entre os núcleos de estudo registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com abordagem multidisciplinar voltada para a transformação positiva da indústria da moda, já desenvolve o trabalho “ESG e Sustentabilidade na Moda Gaúcha”, que visa contextualizar o entendimento do tema pelas empresas do setor têxtil e de vestuário do Estado. A pesquisa, em fase de coleta de dados, parte de formulário aberto à participação das organizações do setor. A partir do mapeamento e diagnóstico dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), a busca é colaborar na formulação de estratégias de gestão alinhadas com as melhores práticas.

A coordenadora do grupo, professora Tatiana Laschuk, contextualiza que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo em diferentes instâncias, desde a obtenção de matérias-primas até os processos de beneficiamento, passando pelos impactos sociais da produção de roupas, entre outras fases. “Trazer soluções conectadas às práticas ESG para o mercado e a indústria da moda é uma forma alinhada de trabalhar com o que a sociedade moderna demanda em termos de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Essa abordagem não apenas visa mitigar os impactos negativos da indústria da moda, mas também promover a transparência, a equidade e a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva, atendendo às expectativas crescentes de consumidores conscientes e contribuindo para um futuro mais ético e sustentável”, justifica.

A ampla expertise acadêmica e de gestão de projetos de inovação em sustentabilidade do grupo de professores de Moda, Engenharia Ambiental, Economia Circular e Gestão envolvidos permitirá a prestação de serviços para empresas da área da moda, buscando e apresentando soluções nos campos da pesquisa, das práticas de mercado, de ESG e educação com foco em sustentabilidade. Junto à coordenadora, participam os docentes Gilda De Ross, Renan Isoton, também coordenador da graduação em Moda, e Renata Cornelli, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental.

Considerando o alinhamento da graduação em Moda da UCS com os temas, os acadêmicos se envolveram desde o início da iniciativa. Atualmente, os estudantes Denyan Silvestri e Julia Santini Reinheimer atuam como bolsistas voluntários nos estudos e na implementação da pesquisa. “Ao contribuírem, o objetivo é que os alunos adquiram experiência em estudo acadêmico e de mercado, bem como em gestão de projetos”, destaca o professor Renan Isoton.

Concerto de Moda da Serra Gaúcha
Caxias Lixo Zero

Neste ano, os pesquisadores já compartilharam conhecimentos durante os eventos Caxias Lixo Zero e Concerto de Moda da Serra Gaúcha.

Enfoques

Na Pesquisa, a dedicação prioriza as linhas Desenvolvimento sustentável de negócios da indústria da moda e práticas ESG; e Estudos dos impactos social, ambiental e cultural na moda sustentável. Em âmbito de Mercado, o enfoque alcança definição de metas e indicadores de desempenho relacionados a ESG, economia circular, economia criativa, inovação e materiais sustentáveis e comunicação assertiva. Na Educação, o trabalho envolve workshops e treinamentos sobre sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável, economia circular e ESG na área da moda, inclusive direcionados para as empresas do setor.

Clique para saber mais e fazer contato para o desenvolvimento de projetos.

Fotos: Freepik e divulgação