UCS coordena missão técnica de prefeitos da região aos EUA.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/11/2018 | Editado em 16/11/2018
No primeiro dia de visitas, comitiva participou de reunião na Câmara de Vereadores de Little Rock, cidade do Estado de Arkansas.

Chefes do Executivo e um vice de 13 municípios associados à Amesne estiveram nos EUA para conhecer iniciativas de revitalização de cidades, mobilidade urbana e desenvolvimento sustentado no conhecimento.

Reestruturação, recuperação e revitalização de cidades, mobilidade urbana e estudos sobre Cidades do Conhecimento (conceito que designa o desenvolvimento de cidades com base no conhecimento) foram os temas explorados por uma comitiva de 12 prefeitos e um vice-prefeito da região em missão técnica que percorreu as cidades de Little Rock, Chicago, Detroit e Washington, nos Estados Unidos, realizada de 3 a 13 de novembro.

De acordo com a assessora da Assessoria de Desenvolvimento Regional da Universidade de Caxias do Sul (ADRE), Maria do Carmo Quissini, a iniciativa teve como objetivo “oportunizar novos conhecimentos e experiências que possam contribuir com as ações desenvolvidas no âmbito dos municípios, tendo em vista o atendimento das demandas da coletividade”. A ADRE e a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS (ARINT) foram as organizadoras do roteiro de visitas e demais atividades, a partir de demanda apresentada à Universidade pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Esta foi a sétima missão internacional da Amesne coordenada pela UCS.

A Comitiva

Prefeitos
Adair Zecca (Vista Alegre do Prata)
Adenir José Dallé (Monte Belo do Sul)
Antonio Cettolin (Garibaldi)
Geri Angelo Macagnan (São Valentim do Sul)
Jorge Pivotto (São Jorge)
Jairo Roque Roso (Montauri)
José Maximino Spanhol (Protásio Alves)
Lídio Scortegagna (Flores da Cunha)
Rui Carlos Gouvea (vice-prefeito de Marau)
Valdir Carlos Fabris (Guaporé)
Vilmor Carbonera (Vila Flores)
Volnei Minozzo (Nova Prata)
Waldemar de Carli (Veranópolis)
Amesne
Sergio Olimpio Rasador, secretário-executivo
UCS
Fabíola Sartori – Coordenadora da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais.
Ana Cristina Facchinelli – Coordenadora da pesquisa “Observatório do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento”.

O Roteiro

Também em Little Rock, prefeitos da região reuniram-se com o chefe do Executivo local, Mark Stodola (1º a esq.)

A visita se iniciou pela cidade de Little Rock, Arkansas, onde a delegação chegou no domingo, dia 4, com reuniões com o prefeito Mark Stodola e na Câmara de Vereadores local, e, depois, com o comitê executivo da Liga de Cidades do Estado de Arkansas.

Na terça, dia 6, o grupo se deslocou para Chicago, no Estado de Illinois, onde, no dia seguinte, manteve encontros na Depaul University e no Setor de Promoção Comercial e de Investimentos do Consulado-Geral do Brasil, nas quais receberam informações sobre os serviços prestados à comunidade brasileira.

O destino seguinte foi Detroit, no Estado de Michigan, no dia 8, com recepção na Prefeitura local e reuniões na Wayne State University e com a diretora-executiva da Midtown Detroit, organização de planejamento e desenvolvimento sem fins lucrativos, além de visita ao Museu da Ford.

No sábado, dia 10, a comitiva brasileira foi para a capital nacional, Washington, onde houve uma reunião na Liga Nacional das Cidades Norte-Americanas seguida de visita à Embaixada do Brasil, com recepção do embaixador Sérgio Amaral. Por fim, os prefeitos estiveram na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em reunião com o diretor para Assuntos do Brasil, José Guilherme Reis.

Neste encontro, a representação da Amesne solicitou a possibilidade de transferência de recursos para projetos de tecnologia em mobilidade urbana e conectividade nos municípios do Nordeste gaúcho. Ainda em Washington a comitiva esteve na sede da Associação Internacional de Cidades Irmãs, da qual Caxias do Sul faz parte. O embarque de retorno ao Brasil ocorreu na terça, dia 13.

A Missão

Esta foi a sétima vez que a UCS organizou e coordenou uma missão técnica internacional da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Na década de 1990 e início dos anos 2000 ocorreram quatro para a Europa, em 2013 foi visitado o Chile e, em 2015, Israel. Participaram missão aos  EUA, pela Universidade, a coordenadora da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Fabíola Sartori, e a coordenadora da pesquisa “Observatório do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento”, Ana Cristina Fachinelli.

Fotos: Divulgação