UCS dá início às atividades acadêmicas de 2024 em clima de renovação e pertencimento

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/03/2024 | Editado em 07/03/2024
Reitor cantou e tocou guitarra

Alunos e professores compartilham expectativas para o semestre e reforçam sensação de conexão com a Universidade

Embora com atividades administrativas, disciplinas de férias e planejamentos desde o mês de janeiro, foi nesta semana que a Universidade de Caxias protagonizou o momento mais marcante de qualquer instituição acadêmica: a recepção aos estudantes. Milhares de alunos foram recebidos no Campus-Sede e no Campus 8, em Caxias do Sul, nos Campi de Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria, e no Polo de Torres.

A acolhida aos alunos ao longo da semana contou com a presença de professores, coordenadores, equipes da UCS e do próprio reitor, Gelson Leonardo Rech, que visitou alguns blocos no Campus-Sede. “Este é um período de boas-vindas, para mostrar que junto ao ensino e à ciência existem o carinho e o humanismo, e sem isso não se vai longe”. Rech destacou a importância da busca pelo conhecimento e o quanto ele é decisivo. “Aqui na UCS contamos com professores que gostam de ensinar, focados em ajudar no desenvolvimento de projetos de vida”, considerou. Em clima de descontração, o reitor interpretou um trecho da música “É preciso saber viver”, durante show do cantor Fermi, no bloco F.

 

Rafaela (à dir.) e as amigas felizes da vida com o novo semestre

A tarde chuvosa de segunda-feira, 4 de março, não desanimou um grupo de alunas de Medicina. Elas celebravam a chegada do terceiro semestre, onde começam algumas das etapas mais práticas do curso. “Estamos animadas, vamos poder explorar mais laboratórios e ter experiências práticas”, disseram. A estrutura e a excelência no ensino estão entre os motivos que motivaram a porto-alegrense Rafaela Biavatti Albert a escolher a UCS. “Vim para UCS porque sei que é uma universidade muito boa, e estou conseguindo ver que todo o investimento e esforço que eu tive está valendo a pena”, avaliou.

Estudante do quinto semestre de Direito, Maria Eduarda Moré de Lima já estagia na área e destacou que estudar na UCS auxilia na entrada no mercado de trabalho. Falou da expectativa com novas disciplinas, disse ter preferência pelo Direito Penal, mas que “quer também gostar da área Cível”, segmento que aprenderá muito neste período.

 

 

Fernando (à esq.) juntos aos colegas do DA do curso de Engenharia Elétrica

A vivência do estágio e a proximidade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) anima o estudante do sétimo semestre de Engenharia Elétrica Fernando Pagliarin. “Tenho bastante ideias e a UCS tem uma estrutura que vai me favorecer para desenvolvê-las”. Esta imersão nas atividades acadêmicas será ainda maior neste ano para Pagliarin, que está como presidente do Diretório Acadêmico do curso. “Depois da pandemia, estamos vendo a galera voltar a sair junto, conversando mais, indo ver algum evento que a UCS promove. Com o Diretório queremos integrar e atrair mais alunos e fazer com que eles percebam que além da estrutura de estudo e pesquisa, existe uma estrutura social aqui na Universidade que podemos aproveitar”.

A volta às aulas e o anseio por novos aprendizados não são restritos aos estudantes. O coordenador da Educação Corporativa e do curso de Logística, Marco Aurélio Bertolazzi, pontua que a cada semestre a Universidade passa por uma renovação e evolução. “Estamos sempre crescendo, os alunos trazendo suas experiências e os professores aprimorando suas aulas. É um ritual que se renova e traz benefícios para todos”, acredita.

fotos: Bruno Zulian