UCS é selecionada para participar do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/12/2018 | Editado em 16/01/2024

A Universidade de Caxias do Sul está entre as 10 instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul contempladas na Chamada Pública nº 23/2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI).

A iniciativa do CNPq, que contemplou 38 instituições do País, visa:
– fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de Doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas;
– contribuir para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação;
– e estimular a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadores.

O projeto institucional está sendo gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS e foi desenvolvido em uma ação conjunta entre as equipes da Coordenadoria de Pesquisa, coordenada pelo professor Matheus Parmegiani Jahn, e da Coordenadoria de Projetos, coordenada pelo gerente Romeu Luiz Bertuol. Segundo os coordenadores, “a concretização desse programa representa uma importante ação potencializadora da relação entre o ambiente acadêmico e o ambiente empresarial”.

No primeiro semestre de 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dará início à operacionalização do processo para implementação das 10 bolsas de Doutorado a partir de agosto de 2019. As informações sobre o edital de concessão das bolsas serão divulgadas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição.

Foto: Claudia Velho