UCS está representada no Conselho de Turismo Região Hortênsias

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/08/2021 | Editado em 18/07/2023

Professor Maguil Marsilio passou a integrar Conselho Executivo da entidade que congrega representantes do setor público e privado com foco no atendimento de demandas turísticas regionais.

Professor Maguil Marsilio.

A Universidade de Caxias do Sul está representada no Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), como primeira instituição acadêmica presente na formação, a partir da participação do professor Maguil Marsilio no Conselho Executivo da entidade. A posse da gestão 2021/2022 ocorreu em evento no dia 18 de agosto, reunindo na governança da entidade representantes do setor público e privado.

Dentre as principais finalidades do Contur Hortênsias estão promover a elaboração do plano integrado para o desenvolvimento sustentável do turismo; identificar as demandas e captar oportunidades de qualificação de mão de obra ligada à atividade turística, promovendo a profissionalização do turismo; envolver a iniciativa privada no trabalho da entidade; e elaborar e divulgar, em conjunto com os participantes, o calendário de eventos de interesse turístico municipal e regional.

O docente Maguil Marsilio, que é coordenador dos cursos de tecnologia em Hotelaria da UCS Hortênsias, do bacharelado em Turismo no Campus-Sede, e da Pós-Graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos, considera a participação estratégica, “por ir ao encontro de diversos projetos de pesquisa, consultorias e programas de desenvolvimento regional dos quais a UCS já participa, seja por meio dos cursos da Hospitalidade, ou por outras áreas. Agora, há um fortalecimento das ações com um olhar regional. Para tanto, a participação da Universidade potencializa oportunidades de oferecer mais benefícios à comunidade, a partir do seu conhecimento e serviços”, pontua.

Professor Pedro Bittencourt César e secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini.

PPGTURH no evento
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS (PPGTURH), professor Pedro Bittencourt César, que também atua na articulação da Universidade com o setor, representou o professor Maguil no evento, no qual teve a oportunidade de discutir demandas com o Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.

Foram abordados na conversa temas como os projetos da Consulta Popular que a UCS coordenará – Circuito Turístico da Serra Gaúcha, Roteiros de Turismo da Serra, Sinalização Turística da Região das Hortênsias e Observatório do Turismo na Serra – com expectativa de liberação para este semestre; e a perspectiva de um maior alinhamento entre o Governo e o PPGTURH.

Fotos: Divulgação e Setur/RS