UCS executa pesquisa sobre motoristas idosos em Caxias do Sul para Conselho Municipal do Idoso

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/04/2022 | Editado em 26/04/2022

Proposta é que se possa descrever os aspectos psicossociais que envolvem esse público. Dentre os benefícios previstos a partir do estudo está a melhor compreensão dos motoristas idosos e do trânsito caxiense, além da implantação de ações e políticas públicas que tornem a circulação mais segura.

Por sugestão de membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Caxias do Sul, a Universidade de Caxias do Sul promove uma pesquisa on-line para descrever os aspectos psicossociais que envolvem os motoristas idosos do município. O estudo é desenvolvido pelos pesquisadores Dra. Verônica Bohm, Dra. Rossane Frizzo de Godoy e William Macedo Fiuza.

A participação, gratuita, ocorre por meio de um questionário que pode ser respondido em aproximadamente 15 minutos, a partir do acesso a este link.

A sugestão de trabalhar no tema veio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que possui uma cadeira no CMI. Após proposição aos demais membros, dentre os quais a UCS, que também está contemplada no Conselho, a pauta foi aprovada e repassada às lideranças da instituição de ensino, que iniciou o desenvolvimento do estudo. O CMI aponta como benefícios a melhor compreensão dos motoristas idosos e o trânsito caxiense e a implantação de ações e políticas públicas que tornem a circulação de pessoas idosas mais segura, contribuindo com maior autonomia e independência em relação à mobilidade.

Os participantes do estudo não terão a identidade divulgada. Os pesquisadores do estudo se colocam à disposição para esclarecimento de dúvidas da comunidade, através dos e-mails vbohm@ucs.br, rfgodoy@ucs.br e wmfiuza@ucs.br. A secretaria do curso de Psicologia atende no telefone (54) 3218.2124.

* Informações da Prefeitura de Caxias do Sul