UCS figura em lista das melhores universidades da América Latina.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/06/2019 | Editado em 02/07/2019


Relação produzida pela revista britânica Times Higher Education comparou 13 indicadores e analisou cinco critérios: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e receitas obtidas com a indústria.

A UCS figura na lista das 150 melhores universidades da América Latina e do Caribe. O ranking foi divulgado na terça-feira, dia 18 de junho, pela Revista Britânica Times Higher Education (THE). A Universidade é uma das três instituições privadas gaúchas presentes no ranking; ao todo, o Rio Grande do Sul é representado por apenas sete instituições de ensino, incluindo as públicas.

Para a obtenção dos resultados, a publicação britânica comparou as universidades a partir de quatro grandes áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

O ranking baseia-se em 13 indicadores – os mesmos avaliados pelo The World University Rankings, que relaciona as melhores instituições de ensino do mundo. Esses índices de desempenho são agrupados em cinco áreas:
– Ensino, que avalia o ambiente de aprendizagem;
– Pesquisa, com análise do volume, renda e reputação dos estudos produzidos;
– Citações, que medem a influência das pesquisas;
– Perspectiva internacional, como a mobilidade de pessoal, estudantes e pesquisas;e
– Receitas obtidas com a indústria, traduzidas pela capacidade de a instituição transferir conhecimento ao mercado.

Ao todo, o ranking relaciona as 150 universidades e analisa a situação das instituições de ensino superior em 12 países: o Brasil é o país mais representado no ranking, com um total de 52 universidades.

Foto: Claudia Velho