UCS incrementa pesquisas sobre geração e armazenamento de energia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/12/2025 | Editado em 03/12/2025

Laboratório de Baterias e Armazenamento de Energia, inaugurado nesta quarta-feira, projeta o desenvolvimento de produtos sustentáveis nesses segmentos

LABAT foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, dia 3, no Bloco G

Ser referência nacional e internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia. Este é um dos principais objetivos do Laboratório de Baterias e Armazenamento de Energia (LABAT) da Universidade de Caxias do Sul, inaugurado nesta quarta-feira, 3 de dezembro. Fruto de projetos iniciados na UCS ainda em 2018 e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o LABAT já está equipado para realizar pesquisas de alto impacto sobre baterias e dispositivos de armazenamento de energia, formando profissionais qualificados e contribuindo para o avanço científico e tecnológico sustentável.

“Vivemos no Brasil um momento muito importante em relação ao potencial energético de materiais avançados. Com o armazenamento de energia de fonte renovável que pretendemos geral no LABAT, vamos colaborar com um aumento previsto de até 20% do suprimento de energia limpa para o país”, observou o coordenador do laboratório, professor Ademir José Zattera, durante seu discurso de apresentação do novo espaço, localizado nas salas G100b e G103b do Bloco G, no Campus-Sede. Diante de colegas e alunos da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Zattera disse que o segmento anda “a uma velocidade interessante” e que a estrutura e a equipe do LABAT estão aptas a acompanhá-la. “Em pouco tempo estaremos habilitados a realizar projetos com lítio (metal alcalino protagonista na transição energética mundial), projetou”.

Diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, o professor André Gustavo Adami ressaltou que a UCS está “muito orgulhosa não por ter mais um laboratório de pesquisa, mas por esse laboratório em específico”. Adami explica que o LABAT é resultado de um trabalho iniciado há muitos anos pela equipe do professor Zattera, e que hoje passa a ser referência para pesquisas que vão beneficiar também vários segmentos da indústria.

O reitor Gelson Leonardo Rech considerou o LABAT como um espaço nobre, fortemente alinhado a um núcleo de pesquisa que a UCS está fomentando com foco na geração e no armazenamento de energia. “Iniciativas assim, como a do LABAT, mantêm a nossa Universidade contemporânea, atenta aos desafios e avanços da ciência”, parabenizou o reitor. Também participaram do evento de inauguração a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon.

Saiba mais
– As linhas de pesquisa do LABAT incluem o desenvolvimento de eletrodos para supercapacitores, membranas separadoras, membranas oxirredutoras e materiais aprimorados, com foco em aumentar a eficiência, segurança e desempenho de dispositivos de armazenamento de energia
– O LABAT também vai desenvolver baterias e supercapacitores a partir de resíduos agroindustriais, integrando elementos estratégicos como nióbio e grafeno para elevar desempenho, estabilidade e vida útil dos dispositivos.
– O LABAT mantém parceria com professores e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista e de universidades da Austrália, Canadá e Irlanda.

Fotos: Bruno Zulian