UCS iNOVA – Um novo movimento para o desenvolvimento regional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/12/2020 | Editado em 18/12/2020

Universidade de Caxias do Sul reorganiza ecossistema de inovação e lança agência nesta sexta, dia 18. Estrutura abriga as instâncias de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e serviços da instituição visando agilizar e potencializar a articulação entre academia, empresas e poder público para a geração de soluções inovadoras para a sociedade

Destaque nacional e internacional em inovação, empreendedorismo e ensino em diversos rankings de avaliação da Educação Superior, a Universidade de Caxias do Sul se reorganiza para tornar mais efetiva a transformação do conhecimento que produz – por meio da pesquisa avançada, da gestão de projetos e da prestação de serviços – em soluções eficientes e inovadoras para demandas de mercado e necessidades da sociedade. Nesta sexta, 18 de dezembro, ocorre o lançamento da Agência de Inovação UCS iNOVA, resultante da reestruturação e do incremento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da UCS. O evento inicia às 14h, no Bloco 59 do campus-sede, e terá transmissão pelos canais institucionais no YouTube e facebook.

Inspirada nas melhores experiências em agências similares nacionais e internacionais, privilegiando a agilidade e a sustentabilidade de suas operações, a UCS iNOVA está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e articula-se a partir de duas coordenadorias: a de Pesquisa e Desenvolvimento e a de Inovação. Estas atuam de modo transversal em quatro dimensões: IdeiaUCS, StartUCS, TecnoUCS e CatalisaUCS (confira definições no quadro abaixo). 

Modelo aperfeiçoado – A agência assume, de forma ampliada e aperfeiçoada, o conceito de uma de suas agora dimensões, o TecnoUCS (Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação), lançado há cinco anos. A mudança decorre de um estudo promovido desde o ano passado que levantou as capacidades, potencialidades, necessidades e oportunidades em relação ao modelo anterior. “A UCS iNOVa amplia a integração entre as estruturas da Universidade, considerando o macroprocesso de inovação, para uma melhor percepção e ação, tanto da comunidade acadêmica quanto do mercado, de como podemos produzir inovação e gerar resultados efetivos para a sociedade”, define o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez.

O pró-reitor classifica essa evolução como um momento de maturidade do ecossistema de inovação da UCS. “Mais de 80% dos recursos já se encontram na Universidade, sendo esta reorganização, portanto, uma questão de potencialização. A UCS iNova foi idealizada para integrar e agilizar os processos entre as dimensões de tecnologia e inovação da Universidade, gerando novas oportunidades e com olhar atento à sustentabilidade institucional”, descreve.

Avanço mundial – A nova configuração segue um modelo atualmente adotado por universidades em todo o mundo, que tem como elemento norteador a necessidade de inovar para atender demandas econômicas, ambientais e sociais. Como figura de articulação, a UCS iNOVA estreita os relacionamentos entre a comunidade acadêmica e estruturas da Universidade com parceiros, indústrias, poder público, órgãos de fomento e fiscalização, associações, organizações não governamentais, entre outros, para promover a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de conhecimento como produtos, processos e serviços. 

“Estamos organizados para nos integrarmos nesse novo mundo, apresentando um modelo sistêmico para a instituição que contribui para uma nova perspectiva da UCS em seu papel de referência como impulsionadora do desenvolvimento regional”, aponta Gimenez.

UCS iNOVA se posiciona como articuladora no Ecossistema Regional de Inovação

A Agência de Inovação UCS iNOVA se caracteriza como uma estrutura de articulação no Ecossistema Regional de Inovação (ERI), conectando academia, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios e fomentando um ecossistema sinérgico para a inovação e o empreendedorismo. 

O desenvolvimento de inovações ocorre a partir de quatro macroprocessos: ideação, materialização, aceleração e negócios. Dessa forma, a UCS iNOVA vai atuar na mobilização de pessoas, recursos e conhecimentos visando à potencialização do desenvolvimento de produtos, processos, serviços e negócios inovadores que atendam ao mercado. 

Recursos:

  • Existência de ambientes propícios à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I)
  • Serviços tecnológicos que contribuem para a P&D+I 
  • Capital intelectual voltado à P&D+I

Propósitos:

  • Desenvolver pesquisas de alta tecnologia que estabeleçam relações de valor nas entregas à sociedade.
  • Produzir novas tecnologias relevantes para o desenvolvimento da região, do Estado e do país
  • Oferecer ambientes propícios para a inovação e para o empreendedorismo, capacitando pessoas e contribuindo para a prospecção de soluções para a sociedade, de novos negócios e de novas empresas.
  • Oferecer ambientes e laboratórios para o aprimoramento da ciência e para a realização de pesquisas, com recursos humanos altamente capacitados e com equipamentos de ponta para o desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas.
  • Posicionar a UCS como referência em soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

AS QUATRO DIMENSÕES DA UCS iNOVA

Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, a UCS iNOVA organiza-se a partir de duas coordenadorias – a de Pesquisa e Desenvolvimento e a de Inovação – que operam de modo transversal e integrador em quatro dimensões: IdeiaUCS, StartUCS, TecnoUCS e CatalisaUCS. 

IDEIAUCS – Centro de Integração de Ideias Inovadoras

O IdeaUCS é um ambiente aberto de estímulo à criatividade e à experimentação. A partir de eventos e da promoção de interações multidisciplinares, busca propostas para a resolução de problemas do mercado e da sociedade.

Definição: Espaço criativo, de ideação, para a concentração de ideias inovadoras. Ambiente para a análise e viabilização de projetos.

Foco na Ideia – Gestão das Ideias

Público-Alvo: comunidade acadêmica e comunidade em geral

Propósitos/Produtos/Serviços

  • Espaços Makers
  • Eventos de Inovação (workshops, ideathons)
  • Design thinking
  • Ideias para o mercado
  • Análise de tTendências
  • Future Sight

STARTUCS – Centro de Aceleração de Negócios Inovadores

O Start UCS é o ambiente de aceleração de negócios inovadores, para dar forma às ideias, desenvolvendo modelos de negócios, mentorias, fomentando startups e spin-offs. O foco do StartUCS está no desenvolvimento de novos negócios, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

Definição: Instância de formatação de negócios inovadores, desenvolvendo modelos de negócios e relação com investidores.

Foco no Negócio – Gestão das oportunidades de negócios de inovação

Público-Alvo: fase empreendedora inicial; Ideia+Tecnologia para negócio; investidores

Propósitos/Produtos/Serviços

  • Apoio empreendedor
  • Suporte ao modelo de negócio
  • Mentorias
  • Validação de mercado
  • Busca de investidores, 
  • Maturação de startups

TECNOUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação

O TecnoUCS é o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul. É um hub para a realização de projetos e parcerias estratégicas, e um ambiente para empresas residentes, startups e spinoffs conviverem e atuarem de forma ativa no ecossistema de inovação. O foco do TecnoUCS é na infraestrutura, nas condições e nas conexões necessárias para que os negócios se desenvolvam.

Definição: Hub de inovação para realização de projetos e parcerias estratégicas para e com organizações (empresas, entidades,…).

Foco no Negócio e na Infraestrutura – Gestão dos Negócios de Inovação

Público-Alvo: Empreendedores; Empresas; Sociedade

Propósitos/Produtos/Serviços

  • Incubação de empresas 
  • Hubs de inovação empresariais
  • Coworkings
  • Associação com empresas (parcerias) 

CATALISAUCS – Centro de Prospecção de Recursos para Inovação

O Catalisa UCS tem a finalidade de prospectar recursos para o desenvolvimento da inovação. É a instância de estreitamento da parceria entre a universidade e as empresas para viabilizar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, transformando as inovações produzidas na academia em resultados de mercado, na forma de produtos, processos e serviços novos ou aperfeiçoados. 

Definição: Parceria para o desenvolvimento tecnológico de empresas e demais organizações para tornar a inovação gerada em resultado de mercado. Ambiente para fazer as ideias se transformarem em resultados.

Foco no Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Gestão das Tecnologias

Público-Alvo: comunidade acadêmica e comunidade em geral

Propósitos/Produtos/Serviços

  • Gestão e gerenciamento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I)
  • Patentes de Invenção e Modelos de Utilidade
  • Funding
  • Ativos industriais
  • Transferência de Tecnologias

 

Gestores UCS iNOVA

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Juliano Rodrigues Gimenez
Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento: Roberto Birch Gonçalves
Coordenadoria de Inovação: Fernanda Pauletto D’Arrigo
Programa StartUCS: Fábio Verruck
TecnoUCS e Incubadora Tecnológica (ITEC): Cassiane Chais
Coordenador de Serviços Tecnológicos: Daniel Antônio Faccin
Gestão dos Ativos Industriais e Transferência de Tecnologia: Matheus Parmegiani Jahn
Gerenciamento de Projetos: Romeu Bertuol 

 

Fotos: Bruno Zulian e Claudia Velho