UCS integra novo Conselho Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/07/2022 | Editado em 08/08/2022

Órgão tem como objetivo incentivar o ecossistema regional e apoiar a gestão da administração pública nos temas. Grupo composto por 30 representantes da administração muncipal e do setor não governamental, foi empossado no mês de julho

Empossado no mês de julho, o grupo que forma o novo Conselho de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Caxias do Sul – COMCETI – inclui a Universidade de Caxias do Sul entre os representantes do segmento de ensino. Na composição 2022-2024, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, é a titular da cadeira da Instituição, que tem como suplente o diretor do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, César Panisson.

O órgão, de caráter deliberativo e consultivo, tem como objetivo incentivar o ecossistema de inovação e apoiar a gestão da administração pública municipal nos temas. Sua criação se deu a partir da Lei Municipal Nº 8.752, de 16 de dezembro de 2021, e a composição conta com integrantes de órgãos da administração municipal e de entidades não governamentais.

Os conselheiros participaram da primeira reunião ordinária na ocasião da posse, no dia 12 de julho. Dentre as pautas abordadas, esteve o Plano Anual da Inovação, estruturado em três frentes: ambiente regulatório, desenvolvimento econômico inovador e modernização da administração pública; também em pauta, o Inova Caxias, programa de incentivo fiscal que reduz em 50% o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para startups e empresas de base tecnológica; também foram tratadas iniciativas que se desenvolvem a partir da Lei de Inovação.

Contribuição
Pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, a professora Neide reforça o objetivo do Conselho de incentivar o ecossistema de inovação de Caxias do Sul, prestando apoio de planejamento à gestão da administração pública municipal nos temas relacionados a desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação. “A instituição do órgão materializa a Lei de Inovação, que tem como principal mote o benefício às startups e empresas de base tecnológica que venham se instituir e instalar no âmbito de Caxias do Sul”, contextualiza.

“O movimento para a estruturação de uma política municipal de inovação vem ao encontro do que buscamos enquanto TecnoUCS, que é a participação efetiva no ambiente de inovação regional”, afirma, explicando que a contribuição do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação se dará a partir da realização de eventos, capacitações, oficinas e do estabelecimento de métricas de parceria entre os atores municipais e os atores/empresas residentes, os pesquisadores e toda expertise institucional alocada na Universidade. A professora acrescenta que o papel dos participantes no Conselho passa por auxiliar a traçar estratégias, compartilhando diferentes visões, conhecimentos técnicos, científicos, tecnologias, para que a inovação possa ser mais um elemento nas tomadas de decisão em fortalecimento às novas economias e ao ecossistema regional.

* Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul.

Foto: João Pedro Bressan