UCS integra Observatório Regional da Saúde, que monitora dados sobre o novo coronavírus.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/06/2020 | Editado em 26/06/2020

Serviço desenvolvido por entidades da região para auxiliar no controle da pandemia promove análise detalhada sobre a Covid-19 nos 49 municípios que integram a macrorregião de Caxias do Sul.

A Universidade de Caxias do Sul integra a mobilização responsável pelo lançamento, nesta semana, do Observatório Regional da Saúde – OBSAÚDE. O trabalho visa monitorar e compilar informações dos 49 municípios da macrorregião de Caxias do Sul para a análise dos dados sobre casos do novo coronavírus informados à Secretaria Estadual da Saúde. Com a divulgação diária das informações, no site do Corede Serra, pretende-se embasar decisões em estratégias que visem reduzir a expansão da pandemia e promover a saúde nas cidades.

Coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional da UCS, a professora Scheila de Ávila e Silva é a responsável técnica pelo projeto, acompanhando os indicadores do modelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do Estado para uma análise avançada voltada à região. Ela explica que o agrupamento e tratamento dos dados históricos da Covid-19 permite realizar projeções para antecipação aos eventos, na prevenção relacionada à tendência de hospitalizações em leitos clínicos, em UTI, quantidade de novos casos graves e evolução do número de casos ativos, por exemplo. Com mais variáveis coletadas junto à 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, também se buscará, mais adiante, estabelecer o perfil epidemiológico dos pacientes da região, em dados sobre localização geográfica, sintomas, comorbidades, idade e gênero dos acometidos.

Scheila, que é mestra em Computação Aplicada e doutora em Biotecnologia, explica que o trabalho de análise se utiliza de ferramentas de programação estatística e modelagem matemática com base em algoritmos de inteligência artificial. “A Universidade traz ao projeto a expertise sobre o conhecimento científico necessário para acompanhamento e evolução de dados. A ideia é que futuramente também possamos envolver alunos de graduação e pós-graduação no Observatório”, pontua. Também docente da UCS, a professora Mônica Mattia, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), integra a iniciativa atuando na coordenação geral.

Com coordenação geral da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e do Corede Serra, o OBSAÚDE da Macrosserra é uma iniciativa da Universidade de Caxias do Sul, das Associações dos Municípios e Coredes das 4 regiões de saúde, da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e da CIC Serra, representando o setor empresarial das regiões.

 

Crédito da imagen: NIAID/EUA