Universidade lança Observatório em Direitos Humanos
Grupo vai fomentar ações para o entendimento sobre o tema na zona oeste de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Cátedra Unitwin/Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos (CEPDH), criou o Observatório em Direitos Humanos. O grupo tem como objetivo desenvolver e manter um sistema de indicadores em Direitos Humanos em suas áreas de atuação, de forma continuada, que sirva de subsídios a técnicos e gestores responsáveis pela elaboração, execução e aprimoramento de políticas públicas voltadas aos grupos sociais vulnerabilizados, iniciando com crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu nesta terça-feira, dia 4, durante o 1º Congresso Internacional de Cultura de Paz e Direitos Humanos.
Inicialmente, a atuação será focada em crianças e adolescentes que residem em bairros e loteamentos na zona oeste de Caxias do Sul, escolhida pelo alto índice de vulnerabilidade. O trabalho vai ocorrer em parceria com a Pastoral da Criança, que realiza ações com crianças de até seis anos e gestantes no combate à desnutrição na região.
O trabalho partirá de uma pesquisa diagnóstica acerca das vulnerabilidades, riscos e violações. Também serão utilizados dados disponíveis em instituições públicas, comunitárias e religiosas. A partir da compilação das informações, o Observatório vai desenvolver ações no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A apuração resultará em um dashboard acessível para consulta pública.

A coordenadora do Observatório, professora Ana Maria Paim Camardelo, enfatizou a importância de detalhar essa realidade para que possam ser geradas propostas de políticas públicas. Um dos objetivos é ir além do atendimento à zona oeste da cidade. “Nosso foco inicial é claro, queremos levantar, organizar, analisar e interpretar informações sobre riscos e violações de direitos que atingem as crianças e adolescentes. Para além, pretendemos atingir outras regiões e a zona rural, que é esquecida de muitas políticas públicas”, afirma.
O reitor da Universidade Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, ressaltou a oportunidade de aliar ciência com a sensibilidade social que o tema requer. “A nossa Universidade, que é comunitária, possui um compromisso com a sociedade desde a origem. Por isso, instituímos as Cátedras e outras iniciativas que se consolidaram em uma estrutura acolhedora para as demandas”.
Atuarão nas ações do Observatório pesquisadores das Áreas do Conhecimento de Humanidades e Ciências Jurídicas, totalizando nove docentes pesquisadores e três bolsistas ligados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O Observatório em Direitos Humanos foi viabilizado por meio de emenda parlamentar disponibilizada pela deputada federal Denise Pessôa.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar