UCS lança seleção de startups para desenvolver produtos e serviços para longevidade

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/08/2021 | Editado em 16/08/2021

Projeto iNOVA 60+ propõe a criação de soluções nas áreas de atenção à saúde, mobilidade e acessibilidade, visando ao envelhecimento saudável.

Inovação e envelhecimento, jovens e idosos, startupeiros e aposentados se conectam em uma nova iniciativa da Universidade de Caxias do Sul. Na terça, dia 17, será lançado um edital para um processo de seleção, pré-aceleração e busca de investidores para startups que apresentem projetos de produtos e serviços inovadores tecnológicos voltados para o envelhecimento humano saudável. Primeira grande ação do Instituto de Longevidade da UCS, criado neste ano, o projeto iNOVA 60+ é realizado em conjunto com a agência UCS iNOVA, que reúne a estrutura da Universidade voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

A partir de um levantamento feito diretamente com idosos e com profissionais que atendem a este público, foram identificadas demandas em três grandes áreas – às quais devem se orientar os projetos das startups: atenção à saúde (prevenção, monitoramento e tratamento), mobilidade (deslocamento doméstico ou em locais públicos) e acessibilidade (a atividades cotidianas, lazer e serviços).

Assim, os produtos, dispositivos ou serviços a serem propostos podem contemplar tanto às pessoas com mais de 60 anos, especificamente, ou às demais faixas etárias em geral, desde que voltados ao envelhecimento saudável, como a prevenção a doenças que podem ser desencadeadas ou agravadas na velhice, conforme explica a coordenadora do Instituto da Longevidade, prof. Dra. Verônica Bohm, especialista em Gerontologia e docente de mestrado e graduação em Psicologia da UCS.

“A população brasileira está envelhecendo de forma acelerada e precisamos propor alternativas e soluções para que a sociedade esteja preparada para dar conta das necessidades desse público”, observa a coordenadora. “Como instituição comunitária, atenta às demandas da atualidade, sendo destaque nacional em inovação e com mais de 30 anos de pesquisas e atuação no campo do envelhecimento humano, a UCS tem expertise e conhecimento para orientar ações que possam melhorar a qualidade de vida frente às transformações demográficas atuais”.

Palestra de lançamento
O lançamento do edital do iNOVA 60+ será marcado pela realização de uma palestra on-line com a pós-doutora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (SP), Paula Costa Castro, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. A apresentação deverá mostrar como a tecnologia pode contribuir para um envelhecimento ativo, sendo instrumento para contextualizar os empreendedores das startups à criação de propostas inovadoras para uma vida longeva autônoma. A transmissão ao vivo ocorre pelo YouTube da UCS, a partir das 19h.

COMO VAI FUNCIONAR
A partir do lançamento do edital, as startups podem inscrever projetos até 24 de setembro. Após uma seleção a ser realizada pelo Instituto e pelo StartUCS, uma das dimensões da UCS iNOVA, ocorre um período de pré-aceleração dos novos negócios, com mentorias nos meses de outubro e novembro – a UCS iNOVA prestará consultorias sobre empreendedorismo, com foco no negócio/produto, e o Instituto da Longevidade dará o suporte de conhecimento sobre o envelhecimento. Em novembro, ocorrerá um pitch-day (evento de apresentação sintética dos projetos para potenciais investidores), do qual segue-se o processo de aceleração dos novos negócios, a partir de 2022.

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Atenção à Saúde – criação de ferramentas, dispositivos ou produtos para o cuidado, monitoramento ou tratamentos de saúde para a pessoa idosa ou para serviços.
Mobilidade – criação de ferramentas, dispositivos ou produtos que facilitem o deslocamento de pessoas idosas no ambiente doméstico, na cidade e/ou nos meios de transporte.
Acessibilidade – criação de ferramentas, dispositivos ou produtos que possibilitem maior independência das pessoas idosas para a realização de atividades básicas e instrumentais da vida diária, desfrutar possibilidade de lazer e acessar serviços com maior facilidade.

O INSTITUTO DA LONGEVIDADE
Unidade de negócios da Universidade de Caxias do Sul, é uma instância acadêmica de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, que oferece serviços educacionais com enfoque multi e interdisciplinar, voltados à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, com ênfase na otimização das oportunidades de saúde, participação, segurança e aprendizagem.

INSCRIÇÕES: o formulário para inscrição de startups interessadas em desenvolver projetos pode ser solicitado pelo e-mail tecnoucs@ucs.br

MAIS INFORMAÇÕES: agência UCS iNOVA (54) 3218.2034.

Foto: Claudia Velho