UCS mantém ampla lista de cursos estrelados no Guia da Faculdade do Estadão

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/10/2023 | Editado em 29/02/2024

Pesquisa que avalia os cursos superiores do país, entre 18 mil elencados em 2023, classificou 117 ofertas da UCS. Gastronomia e Moda foram destaques pelo conceito máximo de cinco estrelas, enquanto graduações em Administração, Ciências Contábeis e Logística integram a lista dos melhores cursos EaD 

Presença confirmada no Guia da Faculdade do Estadão, a UCS manteve ampla lista de cursos estrelados na edição 2023, divulgada na última semana. Denominada a mais abrangente avaliação de titulações e modalidades disponíveis no Ensino Superior brasileiro, a relação classifica mais de 18 mil opções de cursos e apresenta informações sobre bacharelados, licenciaturas e graduações de tecnologia, incluindo opções interdisciplinares de faculdades públicas e privadas.

Na UCS, o destaque ficou para o curso de tecnologia em Gastronomia, que conquistou cinco estrelas na avaliação 2023, e para o bacharelado em Moda, também com nota máxima – neste caso, a avaliação foi realizada em 2022. Entre as ofertas em Ensino a Distância, o Guia evidenciou na lista dos melhores cursos do Brasil as graduações em Administração, Ciências Contábeis e Logística da UCS, todas com quatro estrelas. Nesta edição, a Universidade de Caxias do Sul contou com 117 opções de cursos de graduação listadas com a recomendação do Guia a partir do conceito bom (três estrelas). Dois alcançaram cinco estrelas, 88 receberam quatro estrelas e 27 conquistaram três estrelas. Confira também a publicação impressa.

Os cursos são avaliados por mais de 10,5 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro, que participam de forma voluntária. As notas, entre um e cinco, consideram a qualidade do projeto pedagógico (características da proposta de ensino), do corpo docente (perfil dos professores vinculados) e da infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos). O resultado é ilustrado entre os extremos sem nota (quando o curso não recebe pelo menos quatro notas dentre os seis avaliadores) e cinco estrelas, considerado excelente.

O Guia da Faculdade tem origem na parceria, estabelecida em 2018, entre o Estadão e a Quero Educação, startup da área educacional sediada em São José dos Campos (SP).