UCS mantém conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/04/2021 | Editado em 28/04/2021

A Universidade de Caxias do Sul manteve o conceito 4 (equivalente a ‘muito bom’ na escala de mínimo 1 e máximo 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação anual do Ensino Superior do país, divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. No total das 2.070 Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas em todo o Brasil, a UCS ficou entre as 17% melhores. Faixa que se repete quando consideradas apenas as IES Privadas sem Fins Lucrativos, em que a Universidade de Caxias do Sul se posiciona entre as 18% melhores do país na classificação geral.

Os dados analisados incorporam os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, um dos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e avaliações dos cursos de Mestrado e Doutorado da UCS realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação. A pontuação final foi a melhor obtida pela UCS na série histórica considerada desde 2013.

Com isso, a UCS classificou-se, pelo segundo ano seguido, entre as 28 universidades privadas sem fins lucrativos, de todo o país, que conquistaram conceito 4 (o máximo alcançado nesta avaliação). Outras 40 instituições alcançaram conceito 3. Não houve classificadas nos demais conceitos neste segmento.

Entre os fatores considerados para a composição do IGC, ponderados pelo número de alunos matriculados em cada curso, estão 1) os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação avaliados, no triênio 2017-2018-2019 e 2) os conceitos dos cursos de Mestrado e Doutorado atribuídos pela CAPES.

Na avaliação dos cursos de graduação, além do desempenho dos estudantes concluintes no exame (ENADE), são considerados:

  • indicadores de evolução dos estudantes no período que estão no Ensino Superior (valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso);
  • indicadores de titulação do corpo docente das instituições;
  • percepção dos estudantes sobre as condições do processo formativo: obtida por meio de questionário sobre organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.