UCS mantém presença entre as melhores universidades do mundo, conforme ranking Times Higher Education

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/10/2022 | Editado em 01/11/2022

Pelo quarto ano consecutivo, Instituição foi incluída na avaliação da revista britânica, publicação mais prestigiada do mundo sobre o Ensino Superior

Estar entre as melhores é direcionamento e realidade para a Universidade de Caxias do Sul, pela quarta vez consecutiva incluída no Times Higher Education World University Rankings (THE), elaborado pela publicação mais prestigiada do mundo sobre o Ensino Superior. A edição 2023 do levantamento, considerado o maior e mais diverso ranking de universidades do mundo, foi divulgada no dia 12 de outubro e considerou quase 1,8 mil universidades de 104 países e regiões.

Entre as 62 instituições brasileiras que figuram na classificação, a UCS é a 29ª da lista (posição que compartilha com 33 universidades). Considerando as oito Instituições do Rio Grande do Sul presentes no levantamento, aparece como a quinta elencada – e a terceira listada entre as privadas comunitárias. Dentre as 11 instituições brasileiras de Ensino Superior com característica privada e comunitária, ocupa a sexta posição (junto a outras cinco instituições).

O ranking constitui-se de 13 indicadores de performance, agrupados em cinco áreas: ensino, reputação internacional, citações, pesquisa e transferência de conhecimento. Na edição 2023, os três últimos segmentos demonstram evolução no desempenho da UCS, sendo que o crescimento foi significativo no quesito relativo à captação de recursos com a iniciativa privada para o financiamento de projetos e pesquisa, um indicador de inovação.

Para o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a manutenção da presença entre as Instituições de destaque mundial reflete a dedicação da UCS à excelência e sua missão conectada ao desenvolvimento social. “Com esses enfoques sempre presentes, a atuação no ensino, na pesquisa e na extensão permite a qualificação de nossos alunos com repercussão direta no estímulo à inovação da região em que estamos inseridos”, considera.