UCS obtém conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/12/2019 | Editado em 07/01/2020

Resultado coloca a Instituição entre as 24 universidades privadas sem fins lucrativos que alcançaram a mesma faixa na escala de 1 a 5 (conceito máximo).

A Universidade de Caxias do Sul obteve conceito 4, considerado muito bom na escala de mínimo 1 e máximo 5, no Índice Geral de Cursos, indicador de qualidade do ensino superior calculado anualmente pelo Ministério da Educação. O resultado coloca a UCS na faixa das 24 universidades privadas sem fins lucrativos que conquistaram conceito 4 em todo o país. Outras 45 instituições alcançaram conceito 3, e não houve classificadas nos conceitos 5, 2 e 1. Divulgado nesta quarta, dia 12, o levantamento abrangeu 2072 Instituições de Educação Superior de todo país.

Como funciona
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que avalia anualmente as Instituições de Educação Superior do país. No caso das universidades – que se distinguem das faculdades por oferecerem, além da graduação, cursos de mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) –, o cálculo é realizado levando em conta estes dois níveis de ensino.

Com relação à graduação, é efetuada a média dos últimos três anos do Conceito Preliminar de Curso (CPC), ponderada pelo número de alunos matriculados em cada curso. O CPC é composto pelo resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes da graduação) e por avaliações do corpo docente (titulação e regime de trabalho), da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos da instituição. Para o IGC deste ano foram contabilizados os dados de 2016, 2017 e 2018.

Referente à pós-graduação, o índice considera a média dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) recebidos nas últimas três avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), também ponderada pelo número de alunos matriculados em cada programa. A análise mais recente ocorreu em 2017. De lá pra cá, a UCS qualificou a Pós-Graduação Stricto Sensu com a instalação de três novos cursos de doutorado, somando dez, e dois de mestrado, totalizando 18.