UCS Orquestra realiza concerto Joias Italianas do Século XIX, via Lei Federal de Incentivo à Cultura

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2021 | Editado em 04/11/2021

Apresentações ocorrem em Caxias do Sul, no dia 4 de novembro; Canela, no dia 7 de novembro; e em Farroupilha, no dia 11 de novembro. Concertos terão transmissão on-line.

Dando continuidade às atividades, retomadas com o recente Concerto da Primavera, a UCS Orquestra realiza, no mês de novembro, o concerto Joias Italianas do Século XIX na região.

Em Caxias do Sul, a apresentação ocorre no dia 4 de novembro, quinta-feira, às 20h30, no UCS Teatro. Em Canela, no dia 7 de novembro, domingo, às 15h, na Catedral de Pedra. Você pode assistir on-line por aqui.

Em Farroupilha, a atividade cultural está programada para o dia 11 de novembro, quinta-feira, às 20h, no auditório do Campus da UCS no município.

Os concertos terão transmissão on-line pelas páginas da UCS no YouTube e Facebook. A participação presencial será limitada a convidados.

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, as apresentações terão a presença dos destacados solistas gaúchos Elisa Machado (soprano) e Giovanni Marquezeli (tenor).

O programa tem como essência trechos de óperas escritas por compositores italianos no século XIX. O repertório se inicia com a Abertura Norma de Bellini e, na sequência, contempla uma série de árias, duetos e intermezzos famosos. Dentre essas obras, se destacam a ária Sempre Libera da ópera La Traviata, de Verdi; Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini; e o intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.

Os concertos fazem parte do projeto de circulação da UCS Orquestra por cidades do Rio Grande do Sul, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, antiga Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas HD Parts, Panatlântica Tubos, Supermercados Andreazza, Mebrafe, Promob, Personal Hotel, Empresas Randon, Nutrire, Ebios, Grupo Baw, além de diversas pessoas físicas.

São apoiadores locais, em Farroupilha, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e em Canela, o Sonho de Natal, a Secretaria de Turismo e Cultura e a Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

A UCS Orquestra tem o apoio do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC .

.: Programa :.
Vincenzo Bellini: Abertura – Norma
Giuseppe Verdi: “Celeste Aida” – Aida
Giuseppe Verdi: “È Strano… Ah, Fors’è Lui… Sempre Libera” – La Traviata
Giuseppe Verdi: “È il sol dell’anima… Addio, addio” – Rigoletto
Amilcare Ponchielli: Danças das horas – La Gioconda
Ruggiero Leoncavallo: “Qual fiamma avea nel guardo!… Stridono lassù” – I Pagliacci
Ruggiero Leoncavallo: “Vesti la Giubba” – I Pagliacci
Pietro Mascagni: “Intermezzo” – Cavalleria Rusticana
Giacomo Puccini: “Vissi d’arte” – Tosca
Giacomo Puccini: “Nessun dorma” – Turandot
Giacomo Puccini: “O soave Fanciulla” – La Bohème

Solistas:
Soprano: Elisa Machado
Tenor: Giovanni Marquezeli
Maestro: Manfredo Schmiedt

Foto: Claudia Velho