UCS promove fórum estadual sobre eficiência energética.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/05/2019 | Editado em 22/05/2019

Organizado pela UCS, Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética vai discutir, no CARVI, entre 22 e 24 de maio, a  ampliação das fontes renováveis no país – incluindo a legislação e os incentivos para quem investir na produção particular.

Matéria originalmente publicada na edição 29 da revistaUCS.

A produção a partir de fontes solares representa apenas 1% da energia total obtida atualmente no Brasil. Os números ilustram um cenário ainda pequeno, mas com grande potencial de crescimento. Nessa lógica de fortalecer a matriz energética em torno das opções renováveis, a UCS se tornou uma das organizadoras do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, evento que ocorre em Bento Gonçalves, nos dias 22, 23 e 24 de maio, e é dirigido a profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, professores e empresários. No segundo dia do Fórum, a universidade também inaugura o sistema fotovoltaico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI).

O Rio Grande do Sul ocupa um lugar de destaque quando o assunto é energia solar: a segunda posição nacional em potência solar instalada, representando 16% da produção brasileira, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ampliar esse número depende de um entendimento ainda mais apurado da norma regulamentadora 482, emitida pela ANEEL ainda em 2012. Pela regra, os interessados podem instalar energia solar fotovoltaica, ou outras fontes renováveis de geração de energia, em suas residências, indústrias e comércios, obedecendo limites e regras. Em síntese, a legislação permite aos usuários domiciliares transformarem-se em produtores de energia, disponibilizando ao sistema elétrico aquilo que foi captado em suas casas através de placas fotovoltaicas.

Incentivo à implementação – Conforme o professor Tiago Cassol Severo, pesquisador da Área de Ciências Exatas e Tecnologia e coordenador do fórum, o evento focado em energia solar busca elucidar as regras aos instaladores, à população e às concessionárias. O objetivo é estreitar contatos e facilitar as linhas de crédito para sistemas fotovoltaicos, especialmente para instalações em indústrias, comércios e residências.

O evento também fará um alerta sobre as isenções tributárias, como a redução da alíquota de ICMS e no custo do IPTU para quem investe em fontes renováveis. Tais medidas podem aumentar a velocidade de implementação da energia solar no Brasil.

“A eficiência energética deve andar em conjunto com as fontes renováveis de energia. Uma boa eficientização da residência ou da empresa pode gerar um valor otimizado de painéis solares e cargas consumidoras menores, o que torna o projeto mais competitivo e barato”, contextualiza Cassol.

O pesquisador explica ainda que a eficiência energética parte de pequenas mudanças no ambiente domiciliar e laboral, como a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos e o ajustes de motores e compressores, até chegar à otimização do isolamento térmico para aparelhos de ar-condicionado, construções inteligentes para melhor uso da claridade natural e utilização de tecnologias para o aproveitamento mais consciente da energia.

Foco no empreendedorismo

Professor Tiago Cassol Severo com painel solar e sistema de concentração óptica para aumento de geração de energia: ganhos para empresas e consumidores residenciais.

O estímulo a práticas sustentáveis no uso dos recursos energéticos faz parte da proposta do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. E esse campo gera inúmeras oportunidades para engenheiros e arquitetos. “Estar atualizado no setor de energia, aqui em especial a solar e a eficiência energética, pode qualificar os projetos e abrir novas formas de captação de recursos para as empresas do setor”, argumenta Cassol.

No mundo, 10 milhões de pessoas encontram seus postos de emprego no setor de energia, de acordo com o International Renewable Energy Agency (IRENA). Esses dados demonstram a força do setor e a necessidade de se manter qualificado e aberto a novas tecnologias.

Outro foco do evento será o estímulo a novos negócios. As empresas do setor terão um momento de debate e qualificação, com troca de conhecimentos para fortalecer a matriz produtiva. A meta é qualificar projetos. Paralelamente às palestras, painéis e workshop que serão oferecidos nos dias 22, 23 e 24 de maio, o fórum contará com um espaço de negócios, instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes, em Bento Gonçalves.

“Será o cenário ideal para as empresas que querem mostrar como podem contribuir com o desenvolvimento da energia solar no Estado e na região. A intenção do Espaço de Negócios é propiciar novas oportunidades de negócios e facilitar o relacionamento da organização com o universo empreendedor”, contextualiza o organizador.

PROGRAME-SE
O que: Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética e workshop Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos
Quando: 22 a 24 de maio de 2019
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves (RS).
Público-alvo: Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estudantes, professores e empresários.
Inscrições: devem ser feitas diretamente no site do evento até o dia 22 de maio. Há preços especiais para estudantes. Os workshops que ocorrem no dia 24 têm inscrição individual, com valores especiais para ingressos em combo (fórum + workshop).
Mais informações: www.forumenergiasolar.com.br – facebook.com/forumdeenergiasolar – instagram.com/forumdeenergiasolar
Contatos: (54) 34196563; 9.9971.9713; 9.8101.7357; organizacao@forumenergiasolar.com.br

Texto: Vagner Espeiorin
Foto: designed by Chevanon/Freepik e Aline Bedin Maciel/UCS