UCS receberá Selo ODS EDU, que reconhece alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2022 | Editado em 17/07/2023

Certificação pelas boas práticas e soluções desenvolvidas, que a Instituição receberá entre cinco brasileiras do ramo privado elencadas, permite compor grupo comprometido com os avanços dos indicadores nacionais no alcance das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas

A Universidade de Caxias do Sul está entre as cinco organizações brasileiras do ramo privado a serem certificadas com o Selo ODS EDU, passando a integrar uma rede comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. O selo será entregue em cerimônia realizada em Brasília, no mês de fevereiro de 2023.

A distinção integra a estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, em particular, dos processos de internalização dos objetivos globais e sua territorialização nas diversas localidades brasileiras. O programa visa acionar a capacidade transformadora das instituições brasileiras, estimulando a incorporação dos ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações.

A partir do reconhecimento, a Universidade passará a ter seus dados divulgados na plataforma on-line da entidade certificadora, podendo inspirar a adesão de outras instituições.

Além de compor um grupo comprometido com os avanços dos indicadores nacionais, a visibilidade, conforme explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Everaldo Cescon, amplia as possibilidades de parceria para o desenvolvimento de projetos, as oportunidades de participação em editais e de concorrer a premiações nacionais.

“A conquista demonstra como os projetos da UCS ajudam no alcance da Agenda 2030, podendo ainda agregar valor aos seus projetos e ampliar parcerias”, projeta o pró-reitor. O professor acrescenta que a UCS também é signatária de candidatura para integrar o UN Global Compact – Pacto Global Rede Brasil, que conduz projetos de ação em âmbitos como da água, do agro sustentável, dos direitos humanos, do clima, pelos ODS e contra a corrupção.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, avalia o destaque como “mais uma das conquistas que indicam o comprometimento institucional com o alcance da Agenda 2030, já explicitado nas diretrizes do Planejamento Estratégico”.

O Selo ODS EDU é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

Os ODS

Resultado de um processo de cooperação internacional entre os países, elaborados na Organização das Nações Unidas, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), interconectados e com 169 metas a serem atingidas até 2030, abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo. Consistem em um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade.