UCS reinaugura Restaurante Universitário que passa a ser gerenciado pela Escola de Gastronomia

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/09/2021 | Editado em 01/10/2021

Atendendo à comunidade acadêmica e ao público em geral, e disponível para estágios dos alunos, estabelecimento é o terceiro da marca Dolce Italia

Sob gestão da Escola de Gastronomia, unidade de negócios com sede em Flores da Cunha, a Universidade de Caxias do Sul reinaugurou o Restaurante Universitário (RU), no Bloco 59 do campus-sede, na segunda-feira, 27 de setembro. Com um novo conceito, voltado à comunidade acadêmica mas também ao público em geral, o Dolce Italia Ristorante Universitário funciona de segunda a sexta-feira, das 11h15 às 14h30, com capacidade para até 215 pessoas – em virtude do decreto municipal vigente e em conformidade com as normas de segurança reativas à pandemia da Covid-19, o reinício das atividades acontece com limite de 80% da capacidade. O restaurante conta com serviço de buffet com diversas saladas e acompanhamentos, pratos quentes, guarnições e sobremesas. Assim como os outros dois estabelecimentos da marca Dolce Italia (na Escola de Gastronomia em Flores da Cunha e na UCS Livraria, no Centro de Convivência do campus-sede), o novo RU apresenta uma culinária contemporânea com influência das tradições italianas. O valor do buffet será de R$ 39,90 ao kg para alunos, professores e funcionários e de R$ 49,90 para o público em geral.

 

 

Novidades temáticas – O funcionamento a noite será apenas para eventos com reserva, porém, de acordo com o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, Mauro Cingolani, a abertura para atender o público que circula pelo campus nos horários vespertino e noite será avaliada no decorrer das atividades. A acessibilidade de pessoas com deficiência também está garantida com acesso pela parte posterior do estabelecimento, localizado no andar superior do bloco.

Entre os projetos futuros também está a oferta de ilhas de pratos temáticos, com risoteria às terças, feijoadas às quartas, massas às quintas e culinária do mundo às sextas, além de outras opções de cardápio como os pokes frios, pratos frescos prontos para serem retirados ‘para viagem’. Outra novidade será a ‘Segunda sem Carne’, na qual o cliente que optar em não consumir proteínas animais terá descontos. O comando ficará a cargo do chef Antonio Bosco, formado pelo curso de Chef de Cozinha Internacional UCS/ICIF e com experiência o mercado, tendo atuado no ramo hoteleiro.

 

Restaurante-escola – Assim como as demais unidades de negócio da UCS, o Ristorante Universitário Dolce Italia também está integrado às atividades acadêmicas, sendo disponibilizado para estágios e atividades complementares de alunos de cursos como Gastronomia, Nutrição e Engenharia de Alimentos, entre outros. 

“A reabertura do RU como novo espaço da Escola de Gastronomia estava prevista para o início de 2020, mas tivemos que postergar por conta da pandemia. Nesse tempo desde então, o que era um projeto se tornou um propósito, de atender professores, alunos, funcionários e comunidade em geral com refeições com a variedade, alta qualidade e valorização da gastronomia regional que são a marca da Escola de Gastronomia da UCS na formação de profissionais para todo o Brasil”, destaca Cingolani.

Crédito foto: Claudia Velho