UCS sedia programa de Residência Artística do Festival Flow 2021

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/09/2021 | Editado em 15/09/2021

Projeto que busca estimular a produção local de arte e tecnologia está com inscrições gratuitas abertas. Evento será realizado presencialmente de 4 a 8 de outubro, nas dependências do Campus Sede e Campus 8 da UCS.

A Universidade de Caxias do Sul será sede do programa de Residência Artística — um dos projetos que integra a 1ª edição do Flow 2021 – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia, realizado pela Cali Gestão Cultural e Comunicação e financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS. O evento será realizado presencialmente de 4 a 8 de outubro, nas dependências do Campus Sede e Campus 8 da UCS.

Até o dia 20 de setembro, artistas de todo o Rio Grande do Sul podem participar da convocatória. Os formulários para inscrição já estão disponíveis no site do Festival. Serão selecionados 10 artistas residentes no Rio Grande do Sul, com no mínimo 50% das vagas destinadas a artistas de Caxias do Sul.

O programa consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação. Por isso, o programa busca pessoas interessadas em construir um diálogo sobre a atual produção de arte e que utilizem as tecnologias como suporte ou técnica nas suas produções artísticas. É importante que os interessados já possuam trajetória dentro do campo das artes visuais ou campos relacionados, como audiovisual, arquitetura, dança, museologia, design, criação digital.

Para a professora Silvana Boone, coordenadora dos cursos de Artes Visuais da UCS, receber a Residência Artística do Flow nos Campus da Universidade significa agrupar arte, criatividade e inovação no mesmo lugar. “O projeto busca traduzir através da arte e das tecnologias o olhar dos artistas sobre a cidade, e a apropriação do seu espaço como objeto estético. O Campus 8 é um lugar de criação, que respira arte. A nossa estrutura física de ateliês e laboratórios, aliada à presença dos estudantes, dos profissionais criativos e dos artistas transformarão a cidade e seus prédios numa tela a céu aberto. É uma iniciativa que coloca nosso município no cenário de inovação da arte urbana”, destaca.

Sobre o Festival Flow

Flow 2021 – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia é um festival que une arte e tecnologia tendo como principal plataforma de exposição os espaços urbanos da cidade. O Flow une residência artística, projeções mapeadas e em grande escala, instalação artística, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes. Trata-se de um projeto experimental que visa despertar a produção cultural digital com foco em arte e tecnologia.

Imagem: Panda Branding, divulgação