Universidade será sede das Surdolimpíadas de 2021.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/02/2020 | Editado em 10/02/2020

Evento multiesportivo internacional vai reunir milhares de atletas em Caxias do Sul, entre os dias 5 e 21 de dezembro do ano que vem. Investimento deve ultrapassar R$ 10 milhões.

A Universidade de Caxias do Sul foi confirmada como sede das Surdolimpíadas. A oficialização ocorreu no dia 5 de fevereiro, por meio de ofício da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, encaminhado ao reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava. O evento multiesportivo internacional será realizado entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2021.

A parceria para a realização do evento conta ainda com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Caxias do Sul, a Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Sociedade de Surdos de Caxias do Sul.

As Surdolimpíadas ocorrem a cada quatro anos – a última foi realizada em 2017 e teve como sede a Turquia, com as atividades realizadas na cidade de Samsun. A UCS vai receber a 24ª edição. Na Universidade, a parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos, entidades organizadoras das Surdolimpíadas, começou em 2018, com a realização do Mundial de Handebol de Surdos.

Agora, o desafio é ainda maior, porque envolve uma competição multiesportiva. A estrutura da Vila Poliesportiva será utilizada para a realização de grande parte das disputas. Adaptações nos espaços vêm sendo pensadas para o acolhimento dos atletas.

Além disso, demais locais de Caxias do Sul devem receber os jogos, entre eles, o SESI, o Ginásio da Marcopolo, o Martcenter, o Caxias Golf Clube, o Ginásio do Recreio da Juventude, e os Estádios Centenário e Alfredo Jaconi. Gramado, Bento Gonçalves, Porto Alegre e outras cidades da região poderão receber disputas.

O investimento para a realização das surdolimpíadas deve ultrapassar R$ 10 milhões. A Universidade vai buscar junto ao Governo Federal subsídios e recursos. A criação de uma ciclovia está entre as obras planejadas para o evento.

As Surdolimpíadas contam com 22 modalidades esportivas na sua versão de verão. Ao todo, são esperados cerca de 6 mil atletas durante a realização dos jogos. O Comitê Internacional de Desportos de Surdos conta com 116 países vinculados; cerca de cem deles devem encaminhar delegações para as Surdolimpíadas.