UCS Talk: um espaço para falar sobre todas as profissões  

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/11/2022 | Editado em 22/11/2022

Evento recebeu estudantes do Ensino Médio que têm o interesse de realizar o vestibular no próximo semestre letivo, ampliando seus olhares para o futuro.

Realizado pela Universidade de Caxias do Sul, o UCS Talk Profissões teve início nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, e continua na terça-feira, dia 22, das 9h às 21h, no Centro de Convivência do Campus-Sede. Ao oportunizar o encontro com professores e coordenadores de curso, o evento propõe ampliar os horizontes dos alunos e seus olhares para o futuro. A iniciativa retoma a tradição da UCS de proporcionar momentos para apresentar a estrutura e os cursos oferecidos, movimento que ocorria, antes da pandemia, em eventos como a “Feira de Profissões” e o “Vem pra UCS”.

A experiência é gratuita e se dá a partir de um roteiro composto por estandes para imersões em cursos e profissões: Artes e Arquitetura, Exatas e Engenharias, Ciências Sociais e Jurídicas, Ciências Humanas, Ciências da Vida e Gastronomia. No local, os estudantes têm acesso a coffee e distribuição de brindes. Na segunda-feira, primeiro dia de UCS Talk, as atividades foram embaladas pelo som de Leandra Castagna, às 10h30, e Yellow Evening, às 18h30.

 A programação inclui orientação vocacional e visita guiada aos ambientes da Universidade. Na terça-feira, os responsáveis por agitar o público serão Lucas Fermi, às 10h30, e o Projeto Eletrosax, às 18h30.

Visitas Guiadas e Orientação Vocacional

Para auxiliar os estudantes que ainda não optaram por qual curso seguir, o espaço direcionado à orientação vocacional permitiu fazer perguntas, receber orientações mais claras e, depois, esclarecer todas as dúvidas nos estandes específicos. Tudo para que o visitante tenha mais chances de descobrir qual é a área de conhecimento que mais combina com o futuro que deseja.

Já o roteiro das visitas guiadas permite conhecer a estrutura da maior Universidade da região, passando por ambientes como o Museu de Ciências Naturais, UCS Aquarium, Cetel, voltado aos estudos da Comunicação, e Bloco S, direcionado à área da Saúde.

Apesar de o evento ser focado no Ensino Médio, não há idade mínima ou máxima para participar. Os estudantes podem vir junto às escolas, familiares ou em grupos.

No meio da intensa programação, a professora de História da Escola São Roque, de Carlos Barbosa, Pamela Mecking conta que a turma de alunos está se preparando para fazer o vestibular. “Dentro da sala de aula eles nem imaginam como é a Universidade. Acho que essas visitas são de suma importância para eles, até para aqueles que estão indecisos já poderem decidir agora”, explica a docente licenciada pela UCS que acompanha a visita pela primeira vez.

Do outro lado do grupo, essa dúvida passa longe do estudante do terceiro ano do Ensino Médio da mesma escola, Gabriel Ongaratto. Assim como o irmão, que fez vestibular na UCS, no próximo semestre Gabriel ingressa no curso de Agronomia. “Tô achando bem legal a visita, tudo bem completo, o pessoal bem atencioso, tô gostando bastante”, afirma.

Fotos: Bruno Zulian