UCS tem novos projetos aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/04/2024 | Editado em 09/04/2024

Iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação visa qualificar integração entre ensino, serviço e comunidade. Ações interprofissionais serão desenvolvidas nos campi de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, junto às Secretarias Municipais de Saúde

Os dois projetos submetidos pela Universidade de Caxias do Sul foram aprovados no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), ação dos Ministérios da Saúde e da Educação conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. No âmbito nacional, 150 propostas foram classificadas, 16 delas no Rio Grande do Sul. A proposta a ser executada no Campus-Sede, em Caxias do Sul, destacou-se como a quarta colocada no Brasil e primeira no RS, enquanto a proposta da UCS Bento ocupa a 22ª posição do país e a segunda no Estado. A portaria que anunciou os resultados foi divulgada no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 1º de abril, e o edital para seleção dos participantes, bolsistas e voluntários será lançado em breve.

O PET-Saúde, em sua 11ª edição e com o tema “Equidade”, contempla iniciativas para  desenvolver ações de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS. Aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde e dos estudantes de graduação da área, de forma interprofissional, envolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e participação social. “É um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações que articulam a formação acadêmica e os serviços de saúde”, considera a coordenadora institucional do projeto no Campus-Sede, professora Suzete Marchetto Claus. A UCS, que integra o programa desde 2009, inaugura neste ano a participação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, com proposta local coordenada pela docente Cristine Boone Costanzi.

Equipe de participantes do PET-Saúde edição 2023 na UCS

Os projetos sempre são concebidos e executados em colaboração com as Secretarias de Saúde municipais, e sua execução envolve docentes, alunos e profissionais de saúde organizados em Grupos de Aprendizagem Tutorial (GAT) compostos por várias profissões. Essa edição reunirá quatro GAT em Caxias do Sul e dois em Bento Gonçalves.

Projetos

  • PET-Saúde Equidade UCS-SMS, em Caxias do Sul: tem como objetivo geral fortalecer a integração entre ensino/serviço/comunidade promovendo equidade de gênero e raça das mulheres trabalhadoras da Atenção Primária em Saúde e do SAMU, além das atuantes nos serviços de saúde da UCS complementares ao SUS. A iniciativa envolve ações interprofissionais de caracterização de perfis marcadores de desigualdades, da promoção e reabilitação da saúde mental, da escuta e acolhimento no ciclo de climatério e menopausa e inserção do tema interseccionalidade de raça e gênero nos processos formativos na graduação e nos processos de educação permanente dos profissionais de saúde. O trabalho envolverá 87 participantes bolsistas e voluntários entre tutores (professores), preceptores (profissionais da SMS) e estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Comunicação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
  • Promovendo a Saúde Mental das(os) trabalhadoras(es) da UPA 24hs, em Bento Gonçalves: visa caracterizar o perfil de saúde mental dos profissionais considerando os marcadores de gênero e raça; implementar ações específicas para reduzir o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho; e qualificar mecanismos institucionais para promoção e reabilitação da saúde mental das trabalhadoras(es). No município, os grupos de trabalho reunirão 48 participantes, entre tutores, preceptores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Direito e Pedagogia, considerando os bolsistas e também os voluntários que poderão participar.

Fotos: Divulgação