UCS une-se à Randoncorp para desenvolver veículo movido a hidrogênio
Projeto será utilizado na competição BAJASAE, que reúne universitários de todo o país

Os estudantes das graduações em Engenharia da Universidade de Caxias do Sul terão a oportunidade de evoluir em suas participações na competição BAJA SAE – Brasil, disputa off-road de veículos com estrutura tubular construídos por universitários de diversas regiões do país. Esse impulso ocorre através da união entre o Instituto Hercílio Randon (IHR), que integra a Randoncorp, e a UCS para a criação de um baja movido a hidrogênio. O veículo será usado no a competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge.
A iniciativa para o desenvolvimento do projeto partiu do diretor do IHR, Joel Boareto, e do diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, professor André Gustavo Adami. O coordenador da participação da UCS, professor Alexandre Vieceli, explica que a parceria vai contribuir na preparação dos futuros profissionais para desenvolver tecnologias dedicadas a diminuir o lançamento de gases agravantes do efeito estufa. “O uso do hidrogênio verde é uma das soluções futuras para a transição energética, mas há muitos obstáculos tecnológicos e econômicos a superar”, explica.
Joel Boaretto, diretor do IHR, exalta a oportunidade da parceria com a UCS para o desenvolvimento da iniciativa. “Queremos fortalecer a região, potencializar as oportunidades por meio de energias renováveis e ser um celeiro de profissionais de alto impacto para a cadeia automotiva”, afirma.
Uma equipe será formada na UCS em 2026, com o lançamento de um chamamento para interessados até o mês de março. Em abril está previsto um workshop para os selecionados, ministrado por engenheiros da área de mobilidade do IHR. O próximo ano será dedicado exclusivamente para a construção do veículo e a primeira competição com o baja movido a hidrogênio está prevista para 2027.
A competição
Realizado desde 2020, o H2 Challenge é uma competição estudantil de engenharia organizada pela SAE Brasil em parceria com a Ballard Power Systems. O objetivo é promover o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio: tanto do tipo Baja quanto, mais recentemente, do tipo Fórmula SAE adaptado para célula a combustível do sistema elétrico-hidrogênio. As atividades engajam os alunos desde o projeto conceitual, passando pela engenharia, montagem, integração de sistemas, até os testes e a competição.
Compartilhar