Universidade vai sediar Caravana da União Nacional dos Estudantes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/03/2024 | Editado em 25/03/2024
Parte artística da Caravana ocorre no Centro Cívico

Evento ocorre dias 25 e 26 de março e terá ainda a presença de representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas

A Universidade de Caxias do Sul acolhe nos dias 25 e 26 de março a Caravana da UNE, evento viabilizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Instituição e que faz parte das ações de volta às aulas deste semestre. Sob o tema Em Clima de Futuro, a Caravana da União Nacional dos Estudantes pelo Rio Grande do Sul tem promovido o debate acerca do papel e da contribuição das Universidades Comunitárias para o desenvolvimento do Brasil. A UCS, maior universidade comunitária do Estado, foi escolhida para sediar o evento deste ano, que terá também a participação de representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), com unidades universitárias em 42 municípios do RS.

A programação da Caravana inicia-se dia 25, segunda-feira, a partir das 18h, no Centro Cívico do Campus-Sede (em caso de chuva, será no Centro de Convivência), com atividades artísticas, culturais e científicas. Na terça, às 11h, haverá reunião do Comung na Sala dos Conselhos, no Bloco A, coordenada pelo presidente do Consórcio, Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz (Unisc). No mesmo dia, no UCS Teatro, a partir das 19h40min, ocorre mesa-redonda com a presença de reitores do Comung para debater com os estudantes o tema das Universidades Comunitárias.

“A formação universitária abre muitas possibilidades, e nesse itinerário os estudantes também podem exercer o protagonismo e a liderança estudantil assumindo funções junto aos Diretórios Acadêmicos e/ou o Diretório Central de Estudantes. A participação ativa, democrática e que respeita a diversidade é certamente um exercício formativo relevante que a UCS, como Instituição comunitária e multicampi, valoriza. É nesse espírito de acolhida e respeito que estamos felizes em sediar a Caravana da UNE. São diversas atividades artístico-culturais e científicas, em especial destacando-se o debate em torno do senso Comunitário, marca principal de nossa IES”, ressalta a pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese.

Sobre a Caravana

Em 1962, a União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou uma das maiores mobilizações estudantis do Brasil, dando origem à Caravana UNE – UNE Volante, com o objetivo de debater com os estudantes a necessidade da reforma universitária, buscando compreender a realidade brasileira, seus contrastes e suas potencialidades. A UNE agora retoma o movimento, de acordo com as atuais demandas estudantis. No Rio Grande do Sul, a Caravana conta com o apoio da União Estadual dos Estudantes (UEE).

Crédito da foto: Claudia Velho/Acervo UCS