UCSGRAPHENE desenvolve novo sistema de suspensão para veículos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/01/2026 | Editado em 08/01/2026

Projeto via EMBRAPII e em parceria com a Toigo Sistemas Automotivos resulta em redução de peso e maior resistência ao desgaste de componentes

Caminhão da Fórmula Truck no qual foi aplicado sistema de nanoplaquetas

A Unidade EMBRAPII UCSGRAPHENE apresentou recentemente uma solução de vanguarda para o segmento automotivo: um sistema de suspensão polimérico reforçado com nanoplaquetas de grafeno. Projetado para substituir um componente tradicionalmente metálico, o recurso reduz o peso do veículo e mostra maior resistência ao desgaste, vantagens importantes para aplicações que exigem desempenho extremo.

A solução inovadora foi desenvolvida em parceria com a empresa Toigo Sistemas Automotivos e apresentada em dezembro, no Autódromo Internacional de Cascavel (PR), durante a etapa final da Fórmula Truck 2025. “O evento marcou um momento simbólico para o projeto, que uniu ciência aplicada, engenharia avançada e competitividade industrial para gerar um componente automotivo de vanguarda”, sintetiza Daniel Antonio Faccin, coordenador da UCSGRAPHENE. Para ele, a presença no ambiente da Fórmula Truck evidenciou a maturidade tecnológica do produto e reforçou a importância da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e o setor industrial. “Também consolida um dos propósitos centrais da UCSGRAPHENE, o de transformar pesquisa em inovação concreta, contribuindo para a evolução do setor automotivo”.

O projeto via Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), iniciado em 2023 na UCSGRAPHENE, planta instalada no Campus-Sede da UCS, resultou ainda no depósito da patente nº BR 10 2025 024325-3, assegurando a proteção da tecnologia e reconhecendo o caráter inovador do produto.

Nanotecnologia que gera vantagens

O emprego da nanotecnologia no setor automotivo foca em componentes que ofereçam maior resistência e estabilidade em operações severas. A aplicação do novo sistema de suspensão realizado no ambiente de competição da Fórmula Truck (uma das mais tradicionais modalidades de corridas de caminhão) teve como propósito avaliar o comportamento desses componentes estruturais sob condições extremas de estresse mecânico. “O projeto visa não apenas elevar o desempenho dos veículos, mas também promover uma significativa redução de peso, fator essencial para a eficiência energética e sustentabilidade logística”, explica Daniel Antonio Faccin.

Foto: UCSGRAPHENE/Divulgação