UCSGraphene fornece grafeno para projeto pioneiro em revestimentos tecnológicos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/06/2020 | Editado em 03/12/2020
Inclusão do grafeno aumenta resistência e durabilidade de revestimentos avançados.

Empresa HM Rubber, com sede no Paraná, deu início à produção de impermeabilizante com o material, aumentando vedação, resistência e vida útil de superfícies.

Uma iniciativa pioneira de uma das principais empresas de revestimentos avançados do país tem a marca da Universidade de Caxias do Sul. A HM Rubber, sediada no município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), com abrangência comercial em todo o território brasileiro e nos principais países da América Latina, deu início à inclusão de grafeno na fabricação de borracha líquida modificada – segundo a empresa, a solução é única no mundo. O produto é utilizado na impermeabilização e vedação de telhados e silos de armazenagem de grãos, pintura industrial protetiva anticorrosiva e revestimentos específicos diversos, aumentando a vida útil das superfícies em até 20 anos. Por meio da prestação de serviços tecnológicos, o material é fornecido pelo UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno vinculada ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, o TecnoUCS.

“A aplicação de grafeno em novos materiais destaca-se como recurso para consolidar as tecnologias inovadoras produzidas em larga escala, como os revestimentos anticorrosivos, autolimpantes e bactericidas”, observa o coordenador do UCSGRAPHENE, Diego Piazza, doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais e pesquisador na área de revestimentos.

Como gestor da unidade de negócio, Piazza também enfatiza a importância da interação universidade-empresa no desenvolvimento de projetos inovadores por meio do UCSGRAPHENE, que reúne a expertise da Universidade em 16 anos de pesquisa avançada em nanomateriais. “É o primeiro passo de uma importante parceria, tendo a HM Rubber como uma das primeiras clientes de fornecimento contínuo de grafeno em escala industrial”, complementa o diretor de Relações com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Celso Ferrarini.

Produtos e propriedades – A HM Rubber desenvolve revestimentos tecnológicos para a impermeabilização de diferentes interfaces, como telhados e outros elementos da construção civil e do agronegócio (chapas de aço carbono, calhas, lajes, sacadas, coberturas metálicas, silos e outras superfícies cuja proteção por barreira seja necessária).

As principais vantagens da borracha líquida modificada com a aplicação do grafeno são o aumento da resistência, estanqueidade e durabilidade do revestimento, somando-se às características de secagem rápida (uma segunda camada pode ser aplicada em até quatro horas), a indicação para ambientes internos e externos, baixo odor, alta flexibilidade e resistência UV, com elevado desempenho em proteção de estruturas em ambientes corrosivos conforme a norma ISO 12944. Também possui excelente elasticidade, resistindo às movimentações estruturais de dilatação e retração.

Foto: Roger Clots/arquivo UCS