Última etapa de testagem para estudo da UFPel se inicia neste sábado, com a parceria da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/05/2020 | Editado em 22/05/2020

Iniciativa conta com o envolvimento de docentes e acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul. Dados de prevalência poderão auxiliar nas tomadas de decisão em relação a isolamento social e outras medidas de contenção da infecção e de saúde pública.

Ocorre nos dias 23, 24 e 25 de maio a quarta e última etapa da aplicação de testes da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: Estudo de Base Populacional, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e por seu Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), em parceria com o governo estadual. Em Caxias do Sul, o estudo conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul e da Prefeitura Municipal.

Serão visitadas 500 residências caxienses nesta fase, com endereços sorteados em mais de 40 bairros. Os pesquisadores estarão identificados com jaleco da UCS, certificado da UFPel e do IPO. Em cada domicílio participante será aplicado um teste, e caso indique positivo os outros moradores também são submetidos.

A equipe da UCS é composta pelas professoras Lessandra Michelin, Liliana Portal Weber e Marina Mantesso, coordenadoras da ação localmente, 25 entrevistadores (e 17 suplentes), que são acadêmicos do curso de Medicina, e dois funcionários do Instituto de Pesquisas de Opinião. A iniciativa tem o apoio da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS.

Etapas e resultados anteriores
Liliana Portal Weber, coordenadora do curso de Biomedicina da UCS e uma das docentes responsáveis pelas ações no município, explica que em Caxias do Sul já foram testadas 1.500 pessoas a partir da iniciativa. Na terceira etapa, foram constatados os dois primeiros casos de pessoas com anticorpos para Covid-19 do estudo no município: após um morador testar positivo, os demais moradores do domicílio foram testados, resultando em mais uma confirmação.

Os dados de prevalência poderão embasar decisões relacionadas ao isolamento social e outras medidas de contenção da infecção e de saúde pública, no município e no Estado. “A pesquisa tem um valor científico e social muito importante, uma vez que auxiliará nas tomadas de decisões pelos governantes”, afirma a professora.

Confira os resultados das etapas anteriores, que associam os dados de Caxias do Sul aos demais municípios participantes no RS (Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre):

Primeira fase (11 a 13 de abril) – 4.189 testes válidos; 2 testes positivos; 0,05% com anticorpos; 1 infectado a cada 2.000 habitantes; e a estimativa de 5.650 pessoas com anticorpos no RS.
Segunda fase (25 a 27 de abril) – 4.500 testes válidos; 6 testes positivos; 0,13% da população com anticorpos; 1 infectado a cada 769 habitantes;  e a estimativa de 15.066 pessoas com anticorpos no RS.
Terceira fase (9, 10 e 11 de maio) – 4.500 testes; 10 testes positivos; 0,22% da população com anticorpos; 1 infectado a cada 454 habitantes; e  estimativa de 24.860 pessoas com anticorpos no RS.