Universidade de Caxias do Sul é contemplada com o Programa Capes-Global.Edu, do MEC

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/01/2026 | Editado em 27/01/2026

Aporte de R$ 70 milhões será destinado às seis instituições-membro da rede da qual a UCS faz parte

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está entre as seis universidades brasileiras contempladas com financiamento do Programa Institucional de  Internacionalização (Capes-Global.Edu), do Ministério da Educação. Um aporte total de R$ 70 milhões será destinado à Rede Global para Ciência, Inovação e Desenvolvimento Social, constituída pela UCS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade do Amazonas (UFAM). As seis instituições-membro da Rede deverão aplicar integralmente os recursos em ações de internacionalização de seus programas de pós-graduação nos próximos cinco anos – cada uma gerenciará uma parte do valor, de acordo com o número de programas. No caso da UCS, são 20 programas de pós-graduação que podem ser beneficiados.

É a primeira vez que o Programa Capes-Global.Edu será executado e, consequentemente, a primeira vez que a UCS é beneficiada. O projeto apresentado pela Rede foi classificado em 4º lugar entre os 54 projetos inscritos no Programa Redes para Internacionalização Institucional. O conjunto de propostas envolveu cerca de 170 instituições de Ensino Superior e de pesquisa do Brasil. “O financiamento permitirá alavancar as ações de internacionalização da pós-graduação stricto sensu, com a previsão de intercâmbios, missões ao exterior, bolsas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche. Isso vale tanto para docentes, discentes e técnico-administrativos da UCS irem ao Exterior quanto para estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros virem à UCS”, sintetiza o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon.

O que é o Programa Capes-Global.Edu
O Programa Capes-Global.Edu (Programa Institucional de Internacionalização) objetiva fomentar a criação de redes de cooperação entre instituições nacionais com estágios de internacionalização diversos a fim de promover, por meio da cooperação internacional, o desenvolvimento de atividades estratégicas de pesquisa e pós-graduação dos participantes. A finalidade geral consiste em contribuir para o fortalecimento do protagonismo internacional do Brasil e consolidar sua posição como parceiro estratégico em iniciativas globais, além de promover a cooperação mútua, o diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável.

A sua implementação é feita por meio da publicação de editais que definem os requisitos para a concessão, cronograma da seleção, obrigações das partes e itens financiáveis, a exemplo do custeio para Missões de Trabalho Internacionais e recursos para manutenção de Projetos de Pesquisa em Cooperação Internacional.

Programa UCS Internacional
O Programa UCS Internacional tem sido uma das metas estruturantes da Universidade de Caxias do Sul, intensificando ações no âmbito internacional e, para tanto, ampliando suas parcerias com instituições estrangeiras que favorecem a mobilidade acadêmica internacional aos professores, alunos e gestores, nas áreas da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Comprometida com a proposta de contribuir para a capacitação acadêmica, a UCS tem sua imagem fortalecida no cenário internacional, a partir deste programa, reforçando suas parcerias e mantendo convênios com instituições em 28 países. Com centenas de acordos de cooperação internacional, a universidade disponibiliza o desenvolvimento de atividades acadêmicas no exterior, como o Programa de Mobilidade para Estudantes de Graduação, Missões Acadêmicas, bem como inúmeras atividades no contexto da cooperação internacional.