Universidade de Caxias do Sul atuará na realização de diagnóstico de Covid-19.

Publicado em 06/04/2020 | Editado em 26/05/2020

Previsão é que este novo serviço esteja inteiramente estruturado no decorrer da próxima semana.

A Universidade de Caxias do Sul, ciente do seu caráter comunitário e do seu compromisso com a comunidade regional, passará a atuar na avaliação de amostras para diagnóstico de Covid-19, utilizando o método RT-qPCR, sigla em inglês  que significa reação em cadeia pela polimerase em tempo real. Este método tem elevada precisão, podendo detectar até 5,2 cópias de RNA viral por amostra, e está embasado no protocolo do Instituto de Virologia de Charité, Alemanha.

As atividades já foram iniciadas e, no decorrer da próxima semana, o serviço já estará em funcionamento. O  professor André Streck diz que “a intenção é realizar cerca de 50 exames por dia, capacidade que poderá ser ampliada na medida que obtivermos mais recursos para melhorar a tecnologia e comprar mais insumos”. Já o professor Asdrubal Falavigna destaca que a iniciativa da UCS, que tem o apoio e incentivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul, visa colaborar para a ampliação da rede de laboratórios, no estado e no país, que atuam no diagnóstico de Covid-19. Essa fala é confirmada pela infectologista professora Lessandra Michelin: “em todos os fóruns internacionais sobre a pandemia dos quais tenho participado com profissionais da China, Espanha, Itália e EUA, o ponto de convergência tem sido a importância do diagnóstico para a tomada das decisões mais corretas e adequadas”. Para finalizar, o professor Falavigna reafirma que “o foco das nossas ações é prover a comunidade de testes de alta precisão em curto espaço de tempo, visto que o prazo entre o recebimento do material para análise e a liberação dos resultados deverá ser de 48 horas”.

O reitor Evaldo Kuiava e o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, acompanham as ações de estruturação do serviço a ser oferecido à população regional e, nesta segunda-feira (6), participaram de uma reunião com o prefeito Flávio Cassina e sua equipe de secretários para apresentar o serviço. Na ocasião, eles lembraram as autoridades municipais sobre a necessidade de apoio financeiro para manter e ampliar essa iniciativa. “Neste momento tão delicado, não somente para nós brasileiros, mas para toda a população mundial, nós louvamos esta iniciativa de grande significado, que, além de repercutir diretamente na  saúde das pessoas que vivem na nossa região, vem nos aproximar ainda mais da nossa comunidade”, sintetiza o presidente da FUCS.

Foto: Claudia Velho