Universidade de Caxias do Sul outorga mérito comunitário para 29 homenageados

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/12/2025 | Editado em 08/12/2025

Medalha Prefeito Hermes João Webber foi entregue na noite de sexta-feira, dia 5 de dezembro 

A cerimônia da entrega da Medalha Prefeito Hermes João Webber, realizada na sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Salão de Atos do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, distinguiu 29 homenageados com o mérito comunitário. O destaque, entregue a cada quatro anos, reconhece a atuação de pessoas, entidades e empresas na promoção de ações sociais. 

Os nomes indicados foram aprovados pelos 28 integrantes do Conselho Universitário (Consuni). Na solenidade do mérito, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, reforçou a importância da dedicação dos homenageados às áreas e regiões onde atuam. “Cada um de vocês contribui para que o mundo seja melhor. O espírito de abnegação e benemerência, e o espírito engajado e profissional empregado por essas pessoas e entidades faz o mundo ser um lugar melhor para vivermos”. 

Falando em nome dos homenageados, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, enalteceu a importância do reconhecimento recebido pela UCS. “Eu cheguei ao Rio Grande do Sul em 2022, e a Universidade de Caxias do Sul sempre foi um ponto de referência insubstituível na minha ação diplomática”, avalia.

O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, ressaltou a pluralidade de atuação dos homenageados contemplados pelo mérito comunitário. “Isso revela o grau de participação e de compromisso de uma sociedade. No que se conecta a nossa Universidade, comunitária, que nasceu de um olhar para o bem comum do todo, da Serra Gaúcha e de outras realidades”.

Quem foi Hermes João Webber

Medalha Prefeito Hermes João Webber

Caxiense nascido em 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, onde passou por cargos como escriturário de Diretoria da Fazenda; chefe da Seção de Obras e Urbanismo; subprefeito do 1º Distrito; diretor de Obras, Viação e Saneamento; e de Estradas de Rodagem. No Departamento de Obras, também atuou como secretário. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, a partir de 1952, completou o mandato do titular (que se retirou para assumir a Secretaria de Obras Públicas do Estado) em 1954 e 1955. Eleito prefeito, ficou à frente do Executivo de 1964 a 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos (próximo ao Senac), o Mercado Público Municipal, a Vila dos Municipários (atual bairro Pioneiro), deu início à construção do Sistema Maestra e implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foi também o primeiro presidente Codeca e curador do Ministério da Educação. Criada em 1949 pela Prefeitura Municipal, a Faculdade de Belas Artes foi a primeira de Ensino Superior no município, sendo incorporada à UCS em 1967. Webber faleceu em 1983, aos 68 anos.

Homenageados

Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami; Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (Scan); Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus); Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Aanergs); Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev); Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços de Guaporé (CIC Guaporé); Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves; Centro de Atendimento ao Migrante (CAM); Centro Empresarial de Flores da Cunha; Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, ex-vice presidente da FUCS; Fábio Pizzamiglio, presidente do Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos; Frei Celso Bordignon; Grupo Bertolini; Hospital São João Batista de Nova Prata; Jornal Pioneiro; Jornal Tribuna da Serra; Mateus Augusto Corradi, CEO da Empresa Florense; Priscila Anadon Carvalho, juíza titular da 1ª Vara Judicial – Comarca de São Sebastião do Caí; professor Adir Ubaldo Rech; professor Gerard Maurício Martins Fonseca; professor Nelson Francisco Benvenutti; professor Orly Casara; professora Rejane Rech; Rádio Spaço; Sicredi Ibiraiaras; Sicredi Pioneira; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do Rio Grande do Sul; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região; e Valerio Caruso, cônsul-geral da Itália em Porto Alegre

Fotos: Bruno Zulian