Vestibular de Inverno – Medicina: divulgação dos classificados ocorre até quarta-feira, 15 de junho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/06/2022 | Editado em 12/06/2022

Prova foi aplicada neste domingo, dia 12 de junho, no Campus-Sede da UCS. 

Os classificados em primeira chamada no Vestibular de Inverno do curso de bacharelado em Medicina da UCS, que teve prova neste domingo, 12 de junho, no Campus-Sede, serão conhecidos até quarta-feira, 15 de junho, a partir do site da UCS.

Nesta edição, os participantes puderam escolher entre os seguintes temas para dissertar na redação:

– Em sua opinião, filmes que expõem catástrofes climáticas devem ser levados a sério? Por quê?
– Em sua opinião, por que é importante obter apoio para a construção da própria história?
– Em sua opinião, por que o discurso de ódio ainda se faz presente na sociedade?

Com duração máxima de 5 horas, a avaliação, que teve início às 13h30, também foi composta por dez questões de Língua Portuguesa, dez questões de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez questões de Conhecimentos Gerais, dez questões de Biologia e dez questões de Química.

A prova também foi aplicada na modalidade de treineiro.

Clique para conferir o gabarito e a prova.

As informações completas sobre o processo seletivo constam no edital.

Matrículas

Os 50 primeiros classificados no Vestibular terão suas matrículas realizadas nos dias 20 e 21 de junho. Segunda e terceira chamadas estão programadas para os dias 22 e 24 de junho, respectivamente. Confira as informações completas. 

Movimento e Calor Humano

Apesar do frio intenso, o sol marcou presença para receber os candidatos nesta edição do Vestibular, a primeira após o início da pandemia que pôde promover, no período que antecedeu a prova, uma interação mais próxima entre alunos, familiares, professores, equipes da UCS e dos cursinhos pré-vestibulares, que receberam os vestibulandos no Centro de Convivência.

Candidata Natália Freitas Moreira com os pais.

Natália Freitas Moreira, 20 anos, veio com a família de Porto Alegre para o concurso. Não é a primeira vez que tenta ingressar no curso de Medicina da UCS, mas hoje se sente mais preparada e confiante, a partir do retorno das experiências de estudo presenciais. “Escolhi a UCS pela relativa proximidade de casa, pelo estilo da prova, semelhante ao que estudo nas aulas, e pelas referências da Universidade”, conta. Seus pais, Patrícia e Valter Moreira, acrescentam a indicação da Instituição por médicos já formados, a qualidade de ensino e o gosto pela cidade de Caxias do Sul entre os fatores que os aproximam da UCS.

Pró-reitora de Graduação, Flávia Fernanda Costa, coordenadora da Comissão Permanente de Seleção, Valneide Luciane Azpiroz, e reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

Ao acompanhar o processo seletivo, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, denota a alegria por ser possível realizar o Vestibular de Inverno presencialmente. “Temos muitos candidatos, o que revela que a Universidade de Caxias do Sul é escolhida, preferida por muitos alunos – somos a primeira Universidade em Inovação e a oitava em Pesquisa no Brasil”, contextualizou. Pontuando a organização estabelecida para a recepção no Campus-Sede, reafirmou a segurança do concurso. “Há quase 300 pessoas trabalhando neste momento que é de escolha. Sabemos como é importante acolhermos os familiares e os alunos em processos sérios, cuidadosos, com provas diligentemente elaboradas”. “Vejo estudantes, famílias, colegas de trabalho, professores, coordenadores e pró-reitores circulando, os nossos ambientes vivos novamente”, descreveu, celebrando o reencontro com o desejo de uma boa prova a todos os participantes.

A pró-reitora de Graduação, professora Flávia Fernanda Costa, também manifestou a satisfação de recepcionar os estudantes no Campus-Sede, momento que proporciona uma vivência que faz parte da experiência acadêmica. “Esse é o dia em que recebemos nossos futuros acadêmicos. Realizamos um bonito trabalho de acolhida: às famílias, junto aos vestibulandos, aos cursinhos, aos professores que estão aqui, envolvidos na preparação dos alunos para participar do processo seletivo. É um dia belíssimo e de celebração”, considera.

A coordenadora da Comissão Permanente de Seleção da UCS, professora Valneide Luciane Azpiroz, sintetizou a alegria pela presencialidade, por ter o Campus-Sede repleto de pessoas e de calor humano. “O processo de organização foi novamente impecável, contamos com uma equipe de guias no campus e qualificamos a identificação visual que indica os locais de prova. Sou muito grata aos que trabalham conosco: coordenadores de prédio, chefes de logística, fiscais, elaboradores das provas, corretores de redação, é uma grande família envolvida para colocar o Vestibular no ar com a qualidade e o padrão UCS de excelência”.

Ingresso nos demais cursos

Para os demais cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia é possível ingressar a partir do Vestibular realizado todas as segundas e quintas-feiras, com prova de redação on-line; ou pelo aproveitamento da nota da prova de redação de Vestibulares anteriores da UCS (de 2017 a 2022) ou no Enem (de 2016 a 2021). Acesse ucs.br/vestibular para saber mais.

Fotos: Juliano Luiz Duarte e Gabriela Zanesi