Vestidos contam histórias em exposição no Campus 8 da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/03/2024 | Editado em 01/04/2024

Cinco egressos do bacharelado em Moda apresentam releituras de vestidos de festa criados por um dos designers brasileiros mais importantes, o estilista Walter Rodrigues. Mostra aberta ao público ocorre entre 2 e 18 de abril

Se as roupas contam histórias, o que dizer dos vestidos do estilista Walter Rodrigues, consagrado como um dos mais importantes designers brasileiros e radicado em Caxias do Sul? Cinco egressos do bacharelado em Moda da Universidade de Caxias do Sul, novos talentos formados em 2023, buscam evocar e criar novas memórias a partir da reinterpretação de vestidos de festa desenvolvidos pelo estilista para clientes especiais na exposição “Vestidos Contam Histórias”, que será inaugurada no dia 2 de abril, às 19h30min, no Campus 8 da UCS. A visitação do público, com entrada franca, segue até dia 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

A mostra dos cinco vestidos criados em releitura pelos novos profissionais da Moda Bruna Zeni, Cassiano Falcão, Felipe Pereira da Silva, João Luis Rockenbach e Patrícia Klein Framento tem curadoria do próprio Walter Rodrigues e organização de Bernardete Venzon e Renan Isoton, ex-professora e coordenador do curso de graduação, respectivamente, com o apoio da docente Gilda De Ross.

O desenvolvimento partiu dos moldes de Walter Rodrigues no âmbito das criações especiais sob medida, carinhosamente doados para o curso de Moda da UCS, e que passaram por um processo de digitalização entre o final de 2023 e o início deste ano. O legado, preservado em plataforma digital, ganha nova vida e pode ser acessado pelos alunos para ‘dar asas’ às suas criações.

“Vestidos contam histórias. A cada encontro uma surpresa e um desafio. Criar para uma cliente o vestido do sonho, independentemente da ocasião, é descobrir através da mágica da costura o que valorizar e o que esconder, e no final ver o brilho nos olhos e o sorriso de satisfação, ao se ver refletida no espelho, tendo a certeza que o vestido lhe pertence”. Walter Rodrigues, sobre a premissa da mostra.

Serviço

O quê: Exposição “Vestidos Contam Histórias”, de egressos do curso de Moda da UCS, com curadoria de Walter Rodrigues
Quando: inauguração no dia 2 de abril, às 19h30min. A exposição se estende até 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Onde: Campus 8 da UCS
Entrada franca