VIII Sigera debate sobre a destinação de resíduos agropecuários e agroindustriais

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/11/2023 | Editado em 01/11/2023

Evento ocorre de 6 a 10 de novembro na UCS. Programação contempla painéis, palestras, workshops e visitas técnicas

A UCS mantém o Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia, que realiza análises e estudos de resíduos da agropecuária e agroindústria com potencial para geração de bioenergia e bioprodutos

A Universidade de Caxias do Sul sedia de 6 a 10 de novembro o VIII Sigera – Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), ocorre no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro, segunda-feira, neste link.

Workshops, minicursos, encontros, palestras, painéis, apresentação de trabalhos e visitas técnicas movimentam os cinco dias de evento. Ao longo da programação, profissionais, pesquisadores, gestores, estudantes e a comunidade envolvida no gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais debatem alternativas para o setor, compartilham experiências e acabam por ampliar a rede de relacionamentos.

“O Brasil tem, entre suas atividades, uma relação muito próxima com a agropecuária e a indústria. Elas requerem uma discussão aprofundada sobre o uso dos resíduos com destinação sustentável e, em paralelo a isso, a produção de energia”, explica a professora Suelen Paesi, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS. Para a pesquisadora, a valorização de resíduos é uma das alternativas tecnológicas para manutenção de atividades econômicas com perfil sustentável. As energias limpas, obtidas a partir dos resíduos, podem ser utilizadas na própria produção dos recursos internos ou, também, daqueles que seguem para mercados externos.

A história do Sigera inicia em 2009, quando a SBERA propôs um seminário para tratar sobre os resíduos da pecuária. À época, havia a necessidade de ampliar o espaço à temática, até então negligenciado, com pouco foco em eventos de natureza técnica-científica. Em seu primeiro ano, o evento teve boa receptividade e, no ano seguinte, ampliou o acolhimento a discussões, estudos e trabalhos que versam sobre resíduos na agricultura e nas agroindústrias.

“Chegamos agora à oitava edição e vamos enfatizar o papel da ciência como base para o desenvolvimento e subsídio de informação para a tomada de decisões, sejam para políticas públicas, mercadológicas, questões legais, enfim, como embasamento para desenvolver todas as cadeias envolvidas”, destaca o presidente da SBERA e coordenador-geral do Simpósio, Ricardo Steinmetz.

A programação do evento busca contemplar justamente essa ideia. A própria escolha pela UCS para sediar o simpósio oportuniza essa aproximação com o campo científico. Palestrantes e demais participantes também circulam pelos setores públicos e privados, ampliando o entendimento sobre os diferentes segmentos, explica Steinmetz.

O VIII Sigera é uma realização da SBERA e conta com apoio financeiro da Capes. O Simpósio tem apoio da Universidade de Caxias do Sul – UCS; da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos – LAMIB; da Embrapa; da Universidad de la Frontera; da Folhito; da Cooperativa Ecocitrus; da Awite; da Analítica; do Senai; da Shimadzu; do Sicredi; da M. Lima Engenharia; do Inmetro; do Sebrae; e do grupo Mulheres do Biogás.

Serviço
O quê: VIII Sigera – Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Onde: Bloco M do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul
Quando: De 6 a 10 de novembro de 2023
Como se inscrever: neste link

Crédito das fotos: Claudia Velho/Banco de Dados/UCS