Visitas técnicas do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano possibilitam conhecer iniciativas desenvolvidas em Santa Catarina

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/03/2024 | Editado em 25/03/2024

O evento, que tem a UCS entre os realizadores, oferece a possibilidade dos participantes conhecerem plantas de biogás localizadas em quatro municípios de Santa Catarina: Chapecó, Concórdia, Videira e Treze Tílias. Os roteiros contemplam iniciativas na área industrial e na pecuária

Em Videira, na Granja São Roque, durante a visita será possível conhecer um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água. Foto: Divulgação/Granja São Roque

O último dia do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, 18 de abril, será destinado às visitas técnicas, com os participantes do evento diante de experiências relacionadas a unidades de produção de biogás. Nos casos a serem conhecidos, poderão ser vistas de perto experiências que envolvem o aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biogás destinado a aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e biometano).

Para garantir vaga ao Fórum e às visitas técnicas, já que a procura tem sido expressiva, os participantes podem fazer a inscrição no site do evento e escolher entre os roteiros oferecidos.

Nesta edição do Fórum, que se inicia em 16 de abril de 2024, em Chapecó (SC), os visitantes terão opções de roteiros de visitas técnicas a cinco plantas de biogás em quatro diferentes cidades de Santa Catarina.

Em Concórdia, na Granja Benelli, será apresentada uma unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação. Foto: Divulgação/Granja Benelli

O primeiro roteiro será no próprio município que acolhe a sexta edição Fórum, Chapecó, em aterro industrial que conta com planta de geração de biogás para energia elétrica e com o biometano para uso veicular na frota própria. O segundo tem como destino a cidade de Concórdia, para conhecer estrutura de pesquisa e laboratórios e planta demonstrativa de produção de biometano, além de uma propriedade rural com unidade de geração de energia elétrica a partir de biogás de dejetos de suínos em terminação. Já o terceiro itinerário envolve dois municípios: Videira e Treze Tílias, e apresentará um conjunto de tecnologias para utilização de biodigestores na produção de biogás e geração de energia elétrica, recuperação de nutrientes e reuso de água, bem como uma unidade de produção de biogás e geração de energia elétrica a partir de bovinocultura leiteira em sistema confinado.

“O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem em sua essência um caráter agregador. Com isso, em todas as edições são oferecidas visitas técnicas que oportunizam às pessoas conhecerem melhor e na prática os projetos de plantas de biogás em operação e entender as tecnologias em funcionamento”, contextualiza Ricardo Steinmetz, analista da Embrapa Suínos e Aves, uma das instituições realizadoras do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

De acordo com Steinmetz, a realização do Fórum em Santa Catarina permite aos participantes conhecerem projetos no Oeste e Meio Oeste Catarinense, todos envolvendo exemplos de desenvolvimentos do setor de biogás. “As pessoas vão poder ver na prática as oportunidades que o biogás permite gerar”, reforça.

Confira todos os roteiros, que disponibilizam transporte e apresentação técnica. A escolha do itinerário pode ser realizada no ato de inscrição ao Fórum, neste link.

O Evento

O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano ocorrerá de 16 a 18 de abril de 2024, em Chapecó (SC). A programação será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, um espaço com auditórios, salão de convenções e estacionamento.

A programação terá painéis e debates para aproximar as diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano. Além disso, o evento contará com o Espaço de Negócios, destinado para que expositores apresentem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. A visitação ao Espaço de Negócios acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

O Fórum é realizado pela Embrapa Suínos e Aves, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).