Universidade de Caxias do Sul

Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).


Processo de Eleição de Representantes das Categorias-Docente no Consuni e no CEPE - 2024/2026

Titular

Flávia Brocchetto Ramos


Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Coordenadora Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil (EAD). Líder do grupo de pesquisa Observatório de leitura e de literatura - OLLI. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura.

Como optei por fazer minha carreira profissional na UCS, gostaria de poder contribuir com minha experiência e meus estudos para qualificar ainda mais os serviços prestados pela nossa Instituição. Atuei na Educação Básica, no Ensino Superior e na pós-graduação sempre com a seriedade e a ética que a docência e a pesquisa pressupõem.

Currículo Lattes

Maria de Fátima Webber do Prado Lima


Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professora titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, segurança da informação, ambientes digitais/virtuais de aprendizagem. Integra o Núlceo de Formação de Professores da UCS. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação no Campus-Sede e no CARVI, Tecnologia em Redes de Computadores - Modalidade EaD.

Contribuir nas discussões sobre inovações pedagógicas, considerando a utilização do ensino híbrido, utilização de metodologias de ensino inovadoras e aumento da utilização de tecnologias educacionais.

Auxiliar na discussão para aumentar a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo em discussões que abordem questões interdisciplinares que integrem as três áreas.

Auxiliar nas discussões de ações afirmativas que abranjam as áreas de graduação, pesquisa e extensão.

Contribuir na discussão da diversificação das s atividades de extensão com o objetivo de aumentar o impacto social da universidade, promovendo uma troca de conhecimentos com a comunidade externa, incluindo a curricularização da extensão.

Contribuir na discussão de políticas de ensino a nível de graduação, pesquisa e extensão.

Currículo Lattes

Silvana Regina Ampessan Marcon


PSICÓLOGA (UCS), Especialista em Gestão e Liderança Universitária (IGLU), Especialista em Formação para a Educação a Distância (UCS/UFMT), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP), Mestre em Administração (UFRGS) e Doutora em Psicologia (UFSC). Professora Dra. Titular, na área de Humanidades, Psicologia. Chefe de Departamento de Psicologia (01/2003 a 07/2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas (08/2007 a 07/2014). Professora em cursos de graduação e de especialização lato e stricto senso. Exerci atividades no Setor de Avaliação Institucional ligado a Assessoria de Planejamento e Orçamento da UCS (2014 a 2020). Realizei atividades no CINTED/UCS. Integro o Núcleo de Formação de Professores. Coordeno o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCS (desde julho/2019), Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, Avaliadora do INEP. Representante dos docentes titulares no CEPE no período de 2022 e 2023.

Sou professora da Universidade de Caxias do Sul desde 1999, concursada para o Curso de Psicologia e de Administração. Desde o meu ingresso na UCS, ministrei disciplinas no curso de Psicologia e de Administração (graduação e lato sensu).

O meu envolvimento com atividades diversas de extensão, pós-graduação e projetos comunitários (na época) e algumas características pessoais (iniciativa, determinação, clareza das funções,..) ocasionaram na minha indicação para Chefia de Departamento e posteriormente para a Direção de Centro, ambos os cargos com processo eleitoral. Nesta trajetória aprendi muito sobre projetos de curso, de especialização, de extensão, do papel de cada um dos envolvidos nestes projetos e sobre gestão na universidade, inclusive minha tese de doutorado foi sobre esta temática.

Acredito que com o conhecimento que tenho do funcionamento e da estrutura da UCS e com a experiência de avaliadora do INEP posso continuar a contribuir nas discussões que ocorrem no CEPE para auxiliar nas decisões referente aos temas que lá se discutem. Também considero de relevante que os profissionais que avaliam os diferentes projetos se atentem ao fato de que existem diferentes áreas de conhecimentos e estas abrangem especificidades que precisam ser respeitadas principalmente quando estamos falando de Universidade e de Formação de profissionais. Assim pretendo:

- Defender nesta instância, a preservação das áreas de conhecimento na sua essência e ressaltar a importância de cada uma em cada contexto e da necessidade de complementação de outras quando pertinente;

- Auxiliar na análise e avaliação de projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;

- Contribuir para manter e/ou melhorar a qualidade dos projetos desenvolvidos e ofertados pela Universidade de Caxias do Sul, preservando as diferentes áreas do conhecimento.

Currículo Lattes

Adjunto

Gustavo Luiz Pozza


Doutor em Filosofia pela Unisinos (2021), Mestre em Filosofia pela UCS (2015), possui graduação em Fotografia (2005 e 2013) e Especialização em Imagem Publicitária pela PUC-RS (2008). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Design, com ênfase em Comunicação Visual.

Ter uma formação multidisciplinar me permite abordar os desafios da pesquisa em diferentes ângulos, promovendo a inovação por meio da colaboração. Estou disposto buscar cooperação dentro do conselho para impulsionar a nossa oferta de cursos.

Meu principal objetivo será criar oportunidades para o avanço do centro de sociais na área de pesquisa e pós-graduação dentro de nossa instituição. Além disso, pretendo preservar a agilidade dos processos para garantir a tomada de decisões eficiente e a implementação de iniciativas de pesquisa.

Currículo Lattes

Vera Lúcia Steiner


Pós-Doutora em Direito (2023). Realizando Estágio de Pós-Doutoramento em Turismo e Hospitalidade (2022). Possui Doutorado em Turismo e Hospitalidade na Universidade de Caxias do Sul (2021). Mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Tem Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020). Tem Especialização em Transformação Digital na Educação (2022). Tem Especialização em Direito Internacional e Comércio Exterior (1994). Graduação de Bacharelado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1992). Graduação de Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1986). Concluinte do curso de Bacharelado em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (julho/2024). Professora Adjunta I na Área de Conhecimento Ciências Jurídicas na Universidade de Caxias do Sul (1995). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade na Universidade de Caxias do Sul (2023). Parecerista. Pesquisadora.

Atuei como representante do CEPE na comissão de graduação e sempre procurei aprender e me aperfeiçoar nas deliberações sobre os cursos de graduação, sendo que isso inclui conhecer o projeto pedagógico, o currículo, o plano de ensino, o relatório de atividades e outros documentos relevantes.

No Conselho, pretendo trabalhar para fortalecer a formação e/ou reformulação de nossos cursos de graduação e/ou pós-graduação promovendo a atualização curricular, a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias educacionais, participando das discussões de forma fundamentada e contribuir para a continuidade de um ambiente de trabalho acolhedor dentro da comissão de graduação, apontando sugestões de melhorias, de forma propositiva e construtiva. O trabalho do CEPE é um trabalho em equipe. É importante colaborar com os demais membros do Conselho para que as análises e avaliações sejam realizadas de forma eficiente e eficaz. Pretendo dar continuidade a um trabalho já iniciado na avaliação dos cursos e programas, considerando diferentes perspectivas, como a dos alunos, dos professores, dos coordenadores de curso e dos especialistas na área (design curricular).

Ainda, ser um membro do CEPE é uma grande responsabilidade, e é importante para garantir a qualidade da educação da instituição. Para estou sempre disposta a aprender a me aprimorar. Tenho plena convicção de que posso continuar contribuindo significativamente para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Minha experiência, meu compromisso e minhas propostas me credenciam para ocupar este cargo com responsabilidade e dedicação.

Currículo Lattes

Auxiliar e Assistente

Vinício Cecconello


Vinício Cecconello é professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuado na coordenação do curso de Engenharia Civil do Campus-Sede - Caxias do Sul e como professor nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, na Pós Graduação em Construção Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECAM/UCS). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), com Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), atualmente é Doutorando em Engenharia de Processos e Tecnologias pela Universidade de Caxias do Sul. Como profissional atua na área de projeto, execução, manutenção e avaliação de edificações. Possui experiência nas áreas de Materiais de Construção Civil, Processos Construtivos, Manifestações Patológicas em Edificações, Concretos e Argamassas Especiais.

As minhas intenções como representação docente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul é de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Durante meus dez anos de atuação na Universidade pude participar de diferentes propostas nos três eixos e entendo que neste momento posso ampliar a minha contribuição com a participação junto ao conselho.

Currículo Lattes