O Núcleo de Apoio ao Estudante é um espaço de acolhimento, mediação, orientação e atendimento das diversas situações apresentadas no cenário acadêmico relacionadas às dificuldades psicossociais, socioeconômicas, didático-pedagógicas, de saúde, acessibilidade e diversidade, que visa articular ações que qualifiquem o processo de ensino-aprendizagem do acadêmico durante a sua trajetória dentro da Universidade.

O NAE atua a partir de encaminhamentos procedidos pelas coordenações e professores dos diversos cursos e campis da universidade, ou, ainda, mediante a procura espontânea de estudantes e/ou familiares.
Seu propósito é acolher os estudantes, sujeitos da aprendizagem, em suas singularidades, almejando uma "educação para todos", que proporcione o acesso, a permanência, a participação e o protagonismo, sem qualquer forma de discriminação, levando em conta as normatizações e legislações brasileiras.

As ações do NAE operam de modo indissociável, desdobrando-se em 4 grandes eixos: Diversidade; Acessibilidade; Atenção à aprendizagem e a saúde mental.

  • Incentivar, apoiar e promover debates acerca da Diversidade e Inclusão em parceria com outras instâncias institucionais, favorecendo a superação das diferentes formas de discriminação;
  • Contribuir para o aprofundamento teórico-metodológico do ensino no que concerne às relações étnico-raciais e à educação de gênero, incentivando e apoiando projetos de ensino, pesquisa e extensão.
  • Promover e articular ações que visem mediar e apoiar a formação do acadêmico nos aspectos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem;
  • Acolhimento e monitoramento de estudantes que apresentem necessidades educacionais especiais;
  • Assessoria aos professores e coordenadores de curso, quanto a abordagens e recursos que possam subsidiar a prática docente com acadêmicos que apresentam necessidades educacionais especiais;
  • Mediações docentes-discentes voltadas à construção da acessibilidade didático-pedagógica;
  • Disponibilização de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras para acompanhar os acadêmicos surdos nas disciplinas e em outras situações comunicacionais no ambiente universitário;
  • Tradução e interpretação da Libras em atividades acadêmicas e institucionais diversas;
  • Apoio a estudantes com deficiências na construção de estratégias e dispositivos que facilitem a inclusão e mobilidade no espaço universitário, além de adequação de materiais instrucionais e pedagógicos utilizados nas disciplinas e atividades de ensino;
  • Intermediações institucionais voltadas à acessibilidade.
  • Estabelecer mediações e orientações envolvendo docentes e estudantes, buscando construir estratégias de intervenção voltadas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem;
  • Contribuir para a articulação do trabalho desenvolvido pelos Núcleos de Apoio ao Ensino das diversas áreas do conhecimento, ampliando a sua visibilidade;
  • Orientar os estudantes que necessitem frequentar os Núcleos de Apoio ao Ensino:
    • NAEQ - Núcleo de Apoio ao Ensino de Química Bloco G - Sala 212 Campus-Sede - Telefone: (54) 3218-2820
    • NAEM - Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática Bloco V - Sala 306 Campus-Sede - Telefone: (54) 3218-2104
    • NAEF - Núcleo de Apoio ao Ensino de Física Bloco G - Sala 215 Campus-Sede - Telefone: (54) 3218-2072
    • NEPAE - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Assessoria da Estatística Bloco D - Sala 219 Campus-Sede - Telefone: (54) 3218-2159 ou 3218-2160
    • NAPRO - Núcleo de Apoio ao Ensino de Programação Bloco 71 Campus-Sede - Telefone: (54) 3218-2263
  • Oportunizar acolhimento aos estudantes com necessidades de atenção em saúde mental;
  • Prestar orientação e proceder encaminhamentos aos serviços disponíveis da rede pública e privada de saúde às situações que requeiram atendimento especializado;
  • Incentivar, apoiar e promover debates acerca da saúde mental dos estudantes do Ensino Superior em parceria com outras instâncias institucionais;
  • Desenvolver rodas de conversas com estudantes em conjunto com o DCE e os DA's, no sentido de pautar a Saúde Mental e promover uma convivência universitária humanizada;
  • Estabelecer mediações que visem apoiar os docentes, Núcleos Docentes Estruturantes, Colegiados e Mentorias dos diversos Cursos, com ênfase nas dificuldades de interação social, sofrimentos psíquicos e transtornos mentais.

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