UCS em apoio às vítimas dos temporais no Estado do Rio Grande do Sul

Saiba como acessar os serviços de auxílio da Universidade de Caxias do Sul às pessoas atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, e informe-se sobre como contribuir com as ações. Aqui você também confere as informações sobre as atividades acadêmicas na Instituição.

Centro de Saúde Digital

Centro de Saúde Digital da UCS oferece atendimento de Telessaúde às vítimas das inundações

O Centro de Saúde Digital da Universidade de Caxias do Sul, vinculado à Área do Conhecimento de Ciências da Vida, está engajado nas ações de auxílio à população afetada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado. Já está à disposição o atendimento de Telessaúde para orientações e manejos dos principais problemas de saúde que podem surgir nesse tipo de situação. O serviço deve ser acionado por meio do contato de Whatsapp (54) 99957.2285, pelo qual são oferecidas orientações de saúde, primeiros-socorros, assistência social e psicológicas.

Guia de Cuidados com a Saúde

O Guia de Cuidados com a Saúde, elaborado por professores e alunos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, disponibiliza orientações sobre prevenção e manejo das principais doenças advindas do cenário das enchentes. Clique para acessar.
Além das patologias, os conteúdos reunidos abordam o conceito de crise humanitária, riscos ambientais, cuidados com a casa, a comunidade, a água e os alimentos e o manejo de animais em desastres. Também oferece dicas para suporte emocional, entre outros tópicos de suporte, a partir de dados de órgãos e fontes oficiais de referência em cada área.
A iniciativa tem a parceria da Sociedade Gaúcha de Infectologia e o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.

Direitos assegurados por lei

A Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e o curso de graduação em Direito da UCS disponibilizam informações a serviço da população atingida pelas enchentes. Os conteúdos abordam direitos assegurados por lei e medidas emergenciais que pode ser tomadas, como antecipação de pagamentos de benefícios, saque calamidade (FGTS) e seguro habitacional. Clique para acessar.

Manual de Gestão de Crise

Este manual foi desenvolvido como prática para a disciplina de Projeto Temático II: Hotelaria e Mercado, do curso de Tecnologia em Hotelaria da Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário da Região das Hortênsias.

Em um cenário empresarial, a gestão eficaz de crises é essencial para a sobrevivência e a continuidade das organizações. As crises podem surgir de maneiras variadas, colocando em risco a reputação e a estabilidade operacional e financeira das empresas. Compreender o que constitui uma crise é fundamental para uma resposta estratégica adequada. Clique para acessar.

AÇÕES SOCIAIS

1. Disponibilização do Ginásio 1 e do alojamento de atletas da Vila Poliesportiva para acolhimento de desabrigados;
2. Disponibilização de ponto de arrecadação de donativos para os atingidos pelas enchentes no Bloco T do Campus-Sede;
3. Triagem prévia ao encaminhamento das doações por alunos e equipes da UCS e do CETEC;
4. Distribuição de mais de 4,5 mil frutas (até o dia 13/05) para encaminhamento aos atingidos pela tragédia;
5. Distribuição de água mineral para encaminhamento às comunidades vitimadas;
6. Transporte dos materiais doados até os pontos de triagem em consonância com a Prefeitura de Caxias do Sul e a Defesa Civil do RS com veículos institucionais, de funcionários, professores e alunos. Criação de grupos de funcionários para a logística;
7. Pontos de coleta de doações nos campi da UCS que permitem acesso neste momento, separação e repasse aos órgãos públicos, entre outras ações de apoio mobilizadas pelas unidades universitárias;
8. Ponto de arrecadação e entrega de medicamentos na UCS Bento;
9. Força-tarefa para o preparo de mais de 70 mil sanduíches (até dia 10/05) a partir da mobilização de professores e alunos de diferentes cursos, funcionários da UCS e voluntários;
10. Transporte de doações e sanduíches até o aeroporto Regional de Caxias do Sul para encaminhamento às áreas atingidas;
11. Auxílio institucional aos funcionários e professores que foram desalojados pelas enchentes;
12. Criação de comitê de solidariedade em todos os campi da UCS, como forma de unificar as informações e centralizar a ajuda aos que necessitam;
13. Desenvolvimento de software para gestão de abrigos e doações a partir das empresas incubadas no TecnoUCS;
14. Desenvolvimento de aplicativo com a startup Hubble, incubada no TecnoUCS, para localização das tropas do Exército em tempo real e centralização dos relatórios de operações;
15. Elaboração e disponibilização de livro digital (e-book) que reúne orientações sobre prevenção e manejo das principais doenças advindas do cenário das enchentes;
16. Disponibilização do serviço de telessaúde, a partir do Centro de Saúde Digital da UCS, para atendimento às pessoas que necessitam de orientações médicas, psicológicas, nutricionais, fisioterapêuticas e de serviço social;
17.Definição da manutenção das aulas no modelo on-line síncrono até o dia 18 de maio, visando à segurança da comunidade acadêmica, com orientações aos professores quanto à gravação das aulas, bem como flexibilização de avaliações e frequência, sem prejuízo aos estudantes;
18. Acompanhamento e avaliação referente à flexibilização do calendário acadêmico de modo que não ocorra nenhum prejuízo às atividades do semestre;
19. Gestão local de situações pontuais da comunidade acadêmica pelos diretores de área e de campi, para mediar necessidades e não prejudicar os alunos;
20. Oferta de rodas de conversa para acolhimento emocional à comunidade acadêmica;
21. Auxílio na limpeza de áreas afetadas - no município de Roca Sales - a partir de ação coordenada pelos professores e estudantes do curso de Agronomia com participação de voluntários;
22. Força-tarefa da Área do Conhecimento de Ciências da Vida com alunos, professores e funcionários da UCS para arrecadar e levar doações a Roca Sales, desde alimentos a brinquedos e materiais escolares, e auxiliar na limpeza das casas e com atividades de recreação para crianças;
23. Atendimento a animais de pequeno porte resgatados em Canoas a partir de iniciativa do Instituto Patinhas com o suporte da unidade móvel veterinária, e oferta de atendimento animais de grande porte acolhidos em necessidade devido à tragédia, a partir de professores alunos e equipes do curso de Medicina Veterinária e do IHVET;
24. Organização do 1º Simpósio Beneficente de Medicina Veterinária, que recolherá doações para os animais;
25. Ponto de armazenamento adequado de insulinas;
26. Disponibilidade de uma ferramenta para diagnóstico e planejamento das "Cidades Resilientes" a partir do grupo de professores e alunos do City living lab;
27. Mobilização do curso de Moda em campanha para a confecção de cobertores, com quase 2 mil cobertas produzidas e doadas (até 15/05) para as famílias afetadas pela chuva;
28. Organização do evento cultural JuntArte pela Escola de Música da UCS, beneficente às vítimas das enchentes no Estado;
29. Produção de rodos de madeira para limpeza pelo setor de Manutenção no Campus 8;
30. Desenvolvimento da página UCS a Favor da Vida, no site institucional ucs.br, que reúne todas ações realizadas para quem pode ajudar e/ou precisa ser ajudado a partir das iniciativas, com apuração e divulgação de imprensa para impulsionar a repercussão das notícias a fim de chegarem a quem necessita;
31. Divulgação das campanhas e ações da Instituição pela rádio educativa UCSfm, pelas mídias sociais institucionais e pela Agência Experimental de Comunicação;
32. Mobilização de grupo de estudantes voluntários pelo Diretório Central de Estudantes da UCS;
33. Campanha de arrecadação de água mobilizada pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Civil;
34. Campanha de arrecadação de itens de higiene bucal e pix para doação de valores a serem convertidos em produtos pelo Diretório Acadêmico de Odontologia;
35. Campanha em parceria com o Comitê Mulher do Sicredi CooperUCS reforçando o chamamento para a entrega de donativos no Campus-Sede;
36. Campanha de arrecadação de água e itens de higiene e limpeza mobilizada pelos diretórios acadêmicos de Engenharia Civil, Química, Controle e Automação, e Elétrica, com apoio da Direção da Área das Ciências Exatas e Engenharias;
37. Campanha de arrecadação de brinquedos, roupas e outros itens infantis pelos Diretórios Acadêmicos de Psicologia e Pedagogia;
38. Cedência da água do lago localizado no Campus Universitário Vale do Caí para lavagem das casas e prédios do município de São Sebastião do Caí;
39. Preparo de refeições e lanches nos laboratórios do Campus da Região das Hortênsias para entrega aos desabrigados;
40. Transporte de doações para a região de Muçum por estudantes e colaboradores do Campus de Nova Prata, e auxílio em ações de triagem, encaminhamento de donativos, entre outras iniciativas mobilizadas pela comunidade de Nova Prata;
41. Auxílio para arrecadação de garrafas pet na unidade UCS Torres para abastecimento de água potável;
42. Disponibilização de informações na página UCS a Favor da Vida, pelo Serviço Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU), do curso de Direito, sobre direitos assegurados por lei e medidas emergenciais relacionadas a casos como a tragédia climática no RS.
43.Concerto Clássico Solidário promovido pela Orquestra Acadêmica da UCS
44.Instalação de uma base do escritório de crise da Defesa Civil Nacional na UCS, com disponibilização dos professores da Universidade para contribuição técnica no georreferenciamento das regiões afetadas, como forma de estimar custos de reconstrução;
45.Programação de simpósio sobre mudanças climáticas a ser realizado no dia 5 de junho, no UCS Teatro;
46.Disponibilidade de alojamento para abrigar voluntários da Cruz Vermelha e outras entidades que chegam via Caxias do Sul para auxiliar nas áreas atingidas;
47.Implantação de uma linha de pesquisa em mudanças climáticas a partir da expertise dos pesquisadores e programas de pós-graduação da UCS;
48.Participação ativa junto ao Comung na busca de bolsas de estudos para os alunos das universidades comunitárias;
49.Criação de comitê técnico para apresentação das soluções científico-tecnológicas para a Prefeitura de Caxias do Sul e municípios da região. As soluções se relacionam ao planejamento urbano, territorial e ambiental; georreferenciamento; projetos de arquitetura e urbanismo, e de resgate histórico; planejamento de cidades inteligentes; análise de solos e água; orientação técnica para agricultura, geologia e contenção de encostas; serviço de atendimento social; projetos de captação de recursos, entre outros;
50.Participação no comitê de crise da prefeitura municipal de Caxias do Sul;
51.Recebimento, conserto e montagem de computadores para alunos e empresas afetados, a partir de uma iniciativa do Trino Polo em parceria com a FCDL;
52.Elaboração de pesquisa através de formulário eletrônico, com os alunos e professores da UCS, para avaliar os impactos da comunidade acadêmica e auxiliar na tomada de decisão sobre o modelo das aulas.

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