Sobre a Intercom
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus sócios estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e no exterior.
A Intercom é conduzida por uma diretoria eleita pelos sócios com mandato de três anos. É associação representativa da área de Comunicação Social, membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Se inter-relaciona em âmbito internacional nos fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação: ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; LUSOCOM – Associação Lusófona de Comunicação; ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; e IAMCR – International Association of Mass Communication Researchers.
No campo editorial, a Intercom organiza e publica a cada semestre a INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, periódico científico de alcance e referência nacionais, conceito Nacional B2 do Qualis. Também apoia e incentiva a publicação de três séries editoriais: a Coleção Intercom de Comunicação, a Coleção Núcleos de Pesquisa e a Coleção Colóquios Binacionais.
Promove um congresso anual – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – agendado tradicionalmente para a primeira semana de setembro. As últimas quatro edições (de 2005 a 2009) reuniram, em média, cerca de 4.000 pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação. A Sociedade incentiva e promove a organização de Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, nos meses de maio/junho, com a finalidade de examinar questões mais específicas e de aglutinar os pesquisadores no espaço e que eles atuam cotidianamente.
A Intercom ainda apoia eventos direcionados para a região do Mercosul e internacionais.
Em 2010 serão realizados os seguintes Colóquios Bi-Nacionais:
IV Colóquio Brasil-EUA de Estudos da Comunicação – como atividade pré-congresso do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (e constante deste projeto)
I Colóquio Brasil-China de Comunicação – em 12 e 13 de maio de 2010, em Vitória, como atividade pré-evento do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.
X Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação – de 21 a 26 de junho de 2010, no ISCC - Institut des sciences de la communication du CNRS (Paris) e na Université de Bourgogne (Dijon). Trata-se de promoção conjunta da Société Française des Sciences de l’Information et de la Communication – SFSIC; do Institut des sciences de la communication du CNRS (ISCC); e da INTERCOM.
Objetivos
• Contribuir para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação;
• Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e cultura brasileiras;
• Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;
• Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e de pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;
• Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;
• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
• Manter intercâmbio com organismos congêneres, em âmbito local, regional, nacional e internacional.
Atividades
• Realização de congresso oficial anual, congressos regionais de pesquisa, seminários, simpósios especiais, cursos de curta duração, grupos de estudo sobre aspectos da realidade brasileira no campo da Comunicação;
• Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;
• Edição e co-edição de livros e volumes que tratem de temas específicos e de aspectos interdisciplinares da Comunicação;
• Produção, edição e distribuição de vídeo, áudio, cd-rom e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;
• Manutenção da PORTCOM – Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa – em convênio com instituições de ensino ou de cultura; assim como apoio à organização de entidades de Comunicação – museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;
• Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante contato com organizações distintas para a concessão de bolsas de estudos;
• Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do País e do exterior, para o intercâmbio de informações;
• Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e eventos da área da Comunicação produzidos e realizados no Brasil;
• Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a Comunicação e sua interdependência com a Educação para formar, informar e aperfeiçoar profissionais vinculados a instituições de ensino;
• Estimular a realização de pesquisas continuadas nos Grupos de Pesquisa, agrupados por Divisões Científicas.