Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa apresenta proposta de reestruturação da pesquisa na Universidade

Em evento do qual participaram cerca de 130 professores, as principais autoridades acadêmicas e os líderes de grupos de pesquisa, a pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa fez a apresentação da proposta que visa reestruturar a pesquisa realizada na Instituição. A proposta, resultado de estudos realizados pela pró-reitoria nos últimos meses, baseia-se na criação de Núcleos de Pesquisa e de Núcleos de Inovação e Desenvolvimento e, segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor José Clemente Pozenato, eles "serão instrumentos de gestão, com a finalidade de qualificar a pesquisa e otimizar o uso das competências e da infra-estrutura existente".

O reitor Isidoro Zorzi participou do encontro e ressaltou a importância da pesquisa na Instituição. Ele aproveitou para lançar um desafio aos presentes, dizendo que gostaria de ver o crescimento do número de pesquisadores e de trabalhos de pesquisa de qualidade, concluindo: "a região em que nos encontramos é um vasto campo de oportunidades para a realização de trabalhos de pesquisa e os pesquisadores precisam explorar esses recursos, buscando parcerias e incentivos para o desenvolvimento dos estudos".

Para se constituirem institucionalmente, os novos núcleos precisam atender a algumas condições e orientações definidas pela PPGP e apresentadas, na forma de documentos, durante o encontro de sexta-feira. Na ocasião, detalhou-se a proposta de cada núcleo (objetivos, constituição, perspectivas de atuação, plano de criação e modo de avaliação) e os professores e gestores puderam esclarecer suas dúvidas e dar sua contribuição à proposta.

Caberá à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação , órgão vinculado à PPGP, fazer a gestão e avaliação dos núcleos. A pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa está disponível para orientar e esclarecer os pesquisadores na criação e implantação dos núcleos.