Pós-Graduação Stricto Sensu: CAPES autoriza dois novos mestrados e um doutorado.

O Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, autorizou nesta terça-feira a oferta de dois novos mestrados e um doutorado na Universidade de Caxias do Sul. A partir de 2011, a UCS passará o oferecer o novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Processos e Tecnologias (Mestrado). Além disso, a Instituição contará com o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (que passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) e o Doutorado em Letras, (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade). Com isso, a Instituição passa a dispor de oito Programas de Pós-Graduação, ramificados em nove mestrados e quatro doutorados [ Veja todos].

Para o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, José Carlos Köche, "esses novos cursos ratificam o compromisso da atual gestão da UCS de priorizar a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa científica, atenta à qualidade do ensino e às demandas da cidade e da região nessas áreas". Opinião compartilhada pelo coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Mauricio Moura da Silveira. "Um mestrado profissional, como em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, por exemplo, direciona o profissional para uma área específica, atendendo a uma necessidade do mercado da região", completa.

Engenharia de Processos e Tecnologias

O novo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias oferecerá a partir de março de 2011 o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias. Conforme o professor Ademir José Zattera, um dos professores responsáveis pela elaboração do projeto, o mestrado oferecerá 20 vagas e terá como público-alvo profissionais graduados em cursos de Engenharia e Tecnologia. A duração será de 24 meses.

Conforme Zattera, o curso chega para dar suporte ao parque industrial da região, estimado em 6.500 indústrias, e suprir a ausência de cursos de pós-graduação na área de processos e tecnologias na região de abrangência da UCS. "Além de aprimorar a formação de profissionais, capacitando-os a compreender e desenvolver tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes, o programa quer ampliar e consolidar as relações da UCS com o poder público e com o setor produtivo, de modo a possibilitar o aumento de investimentos em pesquisa científica e tecnológica", completa.

Para isso, o profissional com título de Mestre em Engenharia de Processos e Tecnologias estará apto a atuar em atividades industriais e acadêmicas, nos setores de projeto, pesquisa, consultoria e planejamento na área de desenvolvimento de produtos e processos. "Ele deverá estar comprometido com o uso de tecnologias limpas, reciclagem e reuso de materiais, a minimização do uso de matérias-primas e dos recursos naturais de água e de energia, preservando a saúde do homem e o meio ambiente", completa o coordenador.

O curso estrutura-se a partir de duas linhas de pesquisa. A primeira delas, Processos Físicos e Químicos, se propõe ao desenvolvimento, modernização e otimização de processos físicos, processos químicos e produtos, dentro dos princípios de sustentabilidade. A linha de pesquisa tem foco no desenvolvimento de processos voltados para a obtenção e a aplicação de membranas para usos diversos, a indústria de polímeros, o reaproveitamento energético e a reciclagem de resíduos sólidos, a obtenção de biocombustíveis, o tratamento de superfícies, a obtenção de materiais magnéticos e sensores, a obtenção de biomateriais e as nanotecnologias.

Já a linha de pesquisa Processos Bioquímicos tem como foco o desenvolvimento de processos de obtenção de produtos com potencial de aplicação industrial e de tratamento de efluentes, tendo microrganismos ou enzimas microbianas como agentes de transformação. Incluem-se nesta linha o estudo de temas como: formulação de meios de produção, avaliação de parâmetros de processo, análise cinética e modelagem matemática, desenvolvimento de biorreatores para sistemas submersos e em estado sólido e recuperação de bioprodutos.

Biotecnologia e Gestão Vitivinícola

O novo Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, previsto para iniciar entre abril e maio de 2011, é direcionado a graduados que tenham alguma experiência na área vitivinícola, seja agronômica, industrial ou de gestão. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, que já mantém o mestrado acadêmico e o doutorado em Biotecnologia e que, no início de setembro deste ano, recebeu nota 5 (de um a sete) na avaliação da CAPES.

Com foco nas áreas de vitivinicultura e gestão, o mestrado terá três linhas de pesquisa:
Enologia e saúde;
Viticultura e meio ambiente;
Gestão estratégica em vitivinicultura.

Segundo o professor Sergio Echeverrigaray, docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e um dos responsáveis pela elaboração do projeto do mestrado profissional, "nossa região sempre é lembrada como a região do vinho. Aqui concentramos a maior produção vitivinícola do país, com a existência de muitas vinícolas. E o mestrado visa oportunizar a formação de profissionais qualificados na área de vitivinicultura para atender a demanda nacional e internacional das empresas do setor, fomentando a sinergia entre a investigação, o ensino, a produção e a indústria".

Oferecer aos profissionais embasamento científico e tecnológico para a tomada de decisões em empresas vitivinícolas; capacitar profissionais para a compreensão, desenvolvimento e implantação de inovações tecnológicas na viticultura, enologia e gestão vitivinícola e estimular a investigação, a inovação tecnológica e o empreendedorismo na área de vitivinicultura estão entre os objetivos específicos do curso, que manterá, em suas disciplinas, a multidisciplinaridade. O professor Sergio explica que o projeto foi construído em conjunto com a área da Administração, assim como entidades e órgãos ligados ao setor vitivinícola. A forma final do projeto contou com a colaboração do professor Jaime Fensterseifer, pesquisador na área de gestão em vitivinicultura.

Conforme a definição da CAPES, "o mestrado profissional visa à formação pós-graduada stricto sensu de recursos humanos para atuarem nos setores não acadêmicos, fazendo assim que estes profissionais qualificados tenham o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos para atender demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho, bem como possam transferir conhecimento para a sociedade, atendendo a demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local". Desta forma, este novo mestrado é direcionado a profissionais com título universitário em áreas relacionadas com a vitivinicultura ou profissionais com título universitário com experiência comprovada na área (especialização, estágios de longa duração, cursos de extensão ou experiência profissional, etc.).

Letras

O Doutorado em Letras está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade e será realizado em parceria com o Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Tem por objetivo formar doutores capacitados a pesquisar problemas relacionados à leitura, em âmbito interdisciplinar, e aplicar o conhecimento produzido no ensino superior na formação de agentes sociais de leitura e na geração de políticas e ações voltadas para o incremento da leitura, na região e no país. O novo curso tem sua área de concentração em Leitura e Linguagens e vai trabalhar com duas Linhas de Pesquisa:
Leitura e Processos Culturais, que vai tratar sobre a leitura na sua relação com práticas e processos próprios dos sistemas culturais; e
Leitura e Processos de Linguagem, que abordará a investigação dos fundamentos epistemológicos e simbólicos da linguagem verbal.

Conforme a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, professora Cecil Jeanine Albert Zinani, "essa conquista é um reflexo da qualificação constante de nosso corpo docente e o reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos com o Programa". O curso é direcionado para egressos das áreas de Letras, Educação, Ciências Humanas e Sociais e terá uma duração mínima de 24 meses. O primeiro processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2011 e será anual, com a oferta de 15 vagas, sendo que as inscrições ocorrerão paralelamente na UCS e na UniRitter.

"Estávamos trabalhando havia algum tempo para que o Doutorado fosse aprovado e a nota 4 da CAPES para o Mestrado reacendeu nossas expectativas. A aprovação do Doutorado consolida a UCS na excelência do ensino de pós-graduação stricto sensu, tendo em vista que agora temos um Doutorado em Letras numa cidade do interior do Estado", destaca Cecil.